Procurar termo

A Schaeffler regista um ótimo início de 2024

07-05-2024 | Sant Just Desvern

• O volume de negócios de 4.100 milhões de euros a uma taxa de câmbio constante e a margem EBIT de 7,9% antes de rubricas extraordinárias situam-se ao nível do exercício anterior.
  • Cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de -166 milhões de euros devido a fatores temporais (exercício anterior: -73 milhões de euros)
  • Automotive Technologies apresenta um crescimento, a Vehicle Lifetime Solutions gera os melhores resultados trimestrais, diminui o volume de negócios da Bearings & Industrial Solutions
  • Confirmadas as previsões para a totalidade do exercício 2024
  • A integração da Vitesco Technologies Group Aktiengesellschaft está no bom caminho
A Schaeffler AG publicou hoje os seus resultados do primeiro trimestre de 2024. O volume de negócios dos três primeiros meses foi de 4.085 milhões de euros a uma taxa de câmbio constante, aproximadamente igual ao do exercício anterior (4.152 milhões de euros). A diminuição do volume de negócios da divisão renomeada e ampliada, Bearings & Industrial Solutions, foi compensada com o crescimento da divisão Automotive Technologies e a divisão Vehicle Lifetime Solutions (o negócio de Automotive Aftermarket).

A divisão Automotive Technologies, que aparece pela primeira vez sem a unidade de negócio de Rolamentos, transferida para a divisão Bearings & Industrial Solutions (anteriormente Industrial) com efeito a partir de 1 de janeiro de 2024, registou um ligeiro crescimento do volume de negócios de 0,8% a uma taxa de câmbio constante. Este crescimento deveu-se principalmente aos volumes mais elevados relacionados com o arranque de projetos nas unidades de negócio e-Mobility e Sistemas de Chassis. A divisão Vehicle Lifetime Solutions (anteriormente Automotive Aftermarket) aumentou o seu volume de negócios em 8,6% a uma taxa de câmbio constante, ao passo que a divisão Bearings & Industrial Solutions apresentou uma diminuição relacionada com o mercado do volume de negócios de 4,1% a uma taxa de câmbio constante.

Ao nível do grupo, o volume de negócios da região Europa diminuiu cerca de 0,4% a uma taxa de câmbio constante. A região Américas registou um aumento do volume de negócios de 4,2% a uma taxa de câmbio constante, enquanto o volume de negócios a uma taxa de câmbio constante nas regiões Greater China e Ásia/Pacífico se situou em 3,6% e 0,5%, respetivamente, abaixo dos valores do exercício anterior.

O Grupo Schaeffler gerou um EBIT antes de rubricas extraordinárias de 322 milhões de euros (exercício anterior: 335 milhões de euros) durante os três primeiros meses, situando a margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias em 7,9% (exercício anterior: 8,1%). A ligeira descida da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias no primeiro trimestre de 2024 deveu-se, em parte, ao impacto da contabilização, pela primeira vez, do investimento de 38,9% na Vitesco Technologies Group Aktiengesellschaft ("Vitesco") ao abrigo do método de equivalência patrimonial. Os benefícios do período do relatório foram afetados favoravelmente por rubricas extraordinárias de 93 milhões de euros líquidos, que estão relacionadas essencialmente com uma alteração na estimativa contabilística relativa à avaliação das existências de todo o grupo. Incluindo as rubricas extraordinárias, o EBIT situou-se em 415 milhões de euros (exercício anterior: 244 milhões de euros), o que representa um aumento de 70,3% comparativamente ao exercício anterior: Além disso, os resultados líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe, que ascenderam a 231 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, melhoraram consideravelmente ao aumentar 79,7% (exercício anterior: 128 milhões de euros).

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, disse: "O Grupo Schaeffler teve um ótimo início de 2024, apesar de um ambiente muito exigente. O nosso amplo posicionamento continua a ser uma garantia de sucesso. Os resultados positivos das divisões Automotive Technologies e Vehicle Lifetime Solutions conseguiram compensar a diminuição relacionada com o mercado do negócio industrial. Confirmamos as nossas previsões para a totalidade do exercício sem alterações".

- Table 1 - Key financials of the Schaeffler Group

Automotive Technologies: carteira de pedidos de 1.500 milhões de euros em e-Mobility

A divisão Automotive Tecnologies gerou um volume de negócios de 1.770 milhões de euros (exercício anterior: 1.778 milhões de euros) de forma ajustada durante os primeiros três primeiros meses do ano. O ligeiro crescimento do volume de negócios de 0,8% a uma taxa de câmbio constante deveu-se principalmente ao arranque de projetos e superou o da produção mundial de automóveis em geral.

Com uma descida dos volumes de produção em todo o mundo (-0,8%), isto indica que os resultados superam em 1,6% os da produção mundial de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros.

As unidades de negócio e-Mobility e Sistemas de Chassis aumentaram o seu volume de negócios a uma taxa de câmbio constante em 2,2% e 10,0%, respetivamente, durante o período do relatório. A unidade de negócio Engine & Transmission Systems registou uma diminuição do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante de 0,3%.

A carteira de pedidos do primeiro trimestre ascendeu a 2.100 milhões de euros, entre os quais se incluem 1.500 milhões de euros da unidade de negócio e-Mobility.

A divisão Automotive Tecnologies gerou 93 milhões de euros (exercício anterior: 87 milhões de euros) de EBIT antes de rubricas extraordinárias nos primeiros três primeiros meses do ano. A margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias foi de 5,3% (exercício anterior: 4,9%). O aumento da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias deveu-se principalmente ao impacto favorável dos volumes.

Vehicle Lifetime Solutions: muito bons resultados trimestrais
A divisão Vehicle Lifetime Solutions registou um volume de negócios de 625 milhões de euros (exercício anterior: 581 milhões de euros), o que representa um aumento a uma taxa de câmbio constante de 8,6%, deveu-se principalmente a um impacto favorável dos volumes. Além disso, os ajustes dos preços de venda realizados no ano anterior também influenciaram favoravelmente a evolução no volume de negócios.

Todas as regiões contribuíram para o crescimento do volume de negócios da divisão nos três primeiros meses do ano. Enquanto a Europa, a região com o maior volume de negócios, registou um crescimento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante de 3,7%, o volume de negócios a uma taxa de câmbio constante nas regiões América e Greater China aumentou 17,7% e 29,4%, respetivamente, em relação ao exercício anterior. O aumento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante na região Ásia/Pacífico situou-se em 11,7%, em parte devido à contribuição da plataforma de comércio eletrónico Koovers, adquirida em finais de 2023.

A divisão gerou um EBIT antes de rubricas extraordinárias de 109 milhões de euros durante o período do relatório, o que resultou numa margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 17,4% no primeiro trimestre (exercício anterior): 15,4%). O aumento da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias deveu-se principalmente ao impacto favorável dos volumes e dos preços de venda.

Bearings & Industrial Solutions: margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 8,5%
A divisão Bearings & Industrial Solutions, que passa a incluir a totalidade do negócio de rolamentos do Grupo Schaeffler, gerou um volume de negócios de 1.677 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 (volume de negócios ajustado do exercício anterior): 1.787 milhões de euros). A diminuição do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante de 4,1% deveu-se, em grande medida, ao impacto dos volumes.

Enquanto na região da Europa registou uma diminuição do volume de negócios a taxas de câmbio constantes de 5,4%, o volume de negócios a taxas de câmbio constantes na região das Américas aumentou 4,1% no período em análise, principalmente devido ao aumento do volume de negócios na solução do setor aeroespacial e nos rolamentos para automóveis. Na região Greater China, o volume de negócios nos três primeiros meses diminuiu 9,8% em relação ao exercício anterior a uma taxa de câmbio constante. A débil conjuntura do mercado afetou negativamente a evolução do volume de negócios. A solução setorial de energia eólica, em particular, registou quebras. A região Ásia/Pacífico registou uma queda de 2,6% do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante para o período do relatório.

No primeiro trimestre, a divisão Bearings & Industrial Solutions gerou um EBIT antes de rubricas extraordinárias de 143 milhões de euros (exercício anterior: 159 milhões de euros). A margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias foi de 8,5% (exercício anterior: 8,9%). A ligeira diminuição da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias deveu-se principalmente ao impacto dos volumes.

Table 2 Key financials by division

Cash flow disponível negativo, devido a fatores sazonais: o CAPEX é igual ao do exercício anterior
No primeiro trimestre de 2024, o cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusões e aquisições foi de -166 milhões de euros (exercício anterior: -73 milhões de euros) devido a fatores temporais. A diminuição foi atribuída, em parte, aos pagamentos de juros mais elevados decorrentes das operações de financiamento relacionadas com a combinação de negócios prevista com a Vitesco e à variação dos credores comerciais. Os investimentos realizados em ativos corpóreos e incorpóreos (Capex) ascenderam a 222 milhões de euros, aproximadamente ao mesmo nível do exercício anterior (221 milhões de euros).

Os lucros líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe aumentaram em 79,7%, até atingir os 231 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 (exercício anterior: 128 milhões de euros). Antes das rubricas especiais, os lucros líquidos situaram-se nos 155 milhões de euros (exercício anterior: 195 milhões de euros). Os dividendos por ação ordinária sem direito a voto foram de 0,35 euros (exercício anterior: 0,19 euros), o que supõe um aumento de 84,2%.

Em 31 de março de 2024, a dívida financeira líquida ascendeu a 4.613 milhões de euros (31 de dezembro de 2023: 3.189 milhões de euros). Esta alteração deve-se em grande parte ao sucesso do financiamento da aquisição das participações da Vitesco no primeiro trimestre de 2024. A relação entre a dívida financeira líquida e o EBITDA antes de rubricas extraordinárias a 31 de março de 2024 é de 2,1, em comparação com 1,5 a 31 de dezembro de 2023. O índice Gearing, ou seja, a relação entre as dívidas financeiras líquidas e os fundos próprios, aumentou até 109,9% (31 de dezembro de 2023: 81,5%). O Grupo tinha uma equipa de 83.793 colaboradores em todo o mundo em 31 de março de 2024.

Claus Bauer, CFO da Schaeffler AG, disse: "Num ambiente persistentemente difícil, a Schaeffler demonstrou mais uma vez a sua sólida rentabilidade no primeiro trimestre. Conseguimos ainda financiar rapidamente a aquisição das participações da Vitesco a longo prazo e em condições atrativas. Trazemos esta força financeira para a empresa combinada".

Confirmadas as previsões para a totalidade do exercício 2024
Na sua reunião de 23 de abril de 2024, o Comité Executivo da Schaeffler AG confirmou as previsões publicadas a 20 de fevereiro de 2024.

O Grupo Schaeffler continua a prever um crescimento considerável do volume de negócios uma taxa de câmbio constante em 2024. Ao mesmo tempo, a empresa espera gerar uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 6 a 9% em 2024, e continua a prever um cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de 300 a 400 milhões de euros.

No entanto, continua a ser omitida uma previsão voluntária dos resultados das divisões, atendendo aos ajustes organizacionais planeados em 2024 relacionados com a integração da Vitesco na Schaeffler AG.

Combinação de negócios com a Vitesco: a integração está no bom caminho
A combinação de negócios prevista com a Vitesco, como etapa chave no processo de transformação, avança de acordo com o previsto e está a ser preparada detalhadamente em ambas as empresas. Mais de 1.200 colegas trabalham atualmente nos preparativos para a integração, que se iniciou em janeiro deste ano. Em meados de março, foi alcançado um marco importante, com a definição da estrutura organizativa prevista no primeiro nível abaixo do Comité Executivo. Atualmente, as atenções centram-se no desenvolvimento da estrutura do segundo nível de direção, bem como das estratégias e estruturas divisionais e funcionais, e na preparação do plano de negócio conjunto.

Além disso, no primeiro trimestre de 2024, foi assegurada uma base de financiamento sólida e segura a longo prazo para a aquisição das participações da Vitesco. Também, a 13 de março de 2024, a Schaeffler AG e a Vitesco assinaram um acordo de fusão com a aprovação pelos respetivos conselhos de supervisão. As assembleias gerais anuais de ambas as empresas, realizadas em 24 de abril (Vitesco) e 25 de abril (Schaeffler), aprovaram o acordo de fusão com a Vitesco. Graças à aprovação das assembleias gerais anuais, a implementação da integração efetiva da Vitesco na Schaeffler AG pode avançar. A efetividade da fusão está condicionada à posterior inscrição da mesma nos registos comerciais de ambas as empresas, o que se prevê venha a verificar-se ainda no quarto trimestre de 2024.

Klaus Rosenfeld: "2024 é um ano de transição. Os preparativos da integração da Vitesco avançam a bom ritmo. Estamos agora a lançar as bases para aproveitar o importante potencial que oferece a fusão com a Vitesco e, em conjunto, criarmos a Motion Technology Company líder a partir de 2025".

Podem encontrar fotos para a imprensa do Comité Executivo aqui:
www.schaeffler.com/en/executive-board

1Inclui conteúdo disponibilizado pela S&P Global Mobility© [IHS Markit Light Vehicle Production Forecast (Base), abril de 2024]. Todos os direitos reservados.

Declaração de exoneração de responsabilidade
Oferta pública de aquisição voluntária da Schaeffler AG aos acionistas da Vitesco Technologies AG

Esta publicação contém informação relativa à oferta pública de aquisição voluntária (a “Oferta de aquisição”) da Schaeffler AG (“Schaeffler”) para todas as ações do Grupo Vitesco Technologies AG (“Vitesco” ou a “Empresa”) e não constitui uma solicitação de venda ou uma oferta de compra de nenhum dos valores da Vitesco. O documento de oferta publicado pela Schaeffler após a aprovação pela Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (Bundesanstalt für Finanzdienstleistungsaufsicht) (“Documento da Oferta”) é o único documento vinculativo no que se refere às condições e outras disposições relativas à Oferta de aquisição. Recomenda-se firmemente aos investidores e titulares de valores da Vitesco que leiam o Documento da Oferta e todos os demais comunicados relativos à Oferta de aquisição assim que publicados, dado que contêm ou conterão informação importante.

A Oferta de aquisição está a ser implementada em conformidade exclusiva com a legislação aplicável da República Federal da Alemanha, nomeadamente a Lei alemã sobre aquisição e aquisição de valores e ofertas públicas (Wertpapierwerbs- und Übernahmegesetz, “WpÜG”), conjuntamente com as normas alemãs sobre o conteúdo dos documentos de oferta, as considerações relativas às ofertas de aquisição e às ofertas obrigatórias, e às isenções da obrigação de publicar e apresentar uma oferta (WpÜG-Angebotsverordnung), e com determinadas disposições da legislação sobre valores dos Estados Unidos da América aplicáveis a ofertas de aquisição transnacionais. Esta oferta não se realiza nem pretende realizar-se conforme as disposições de nenhuma outra jurisdição. Por conseguinte, a Schaeffler ou as pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler não iniciaram nem apresentaram, e não apresentarão, notificações, entradas de registo ou aprovações da Oferta de aquisição ou do Documento da Oferta fora da República Federal da Alemanha. Consequentemente, a Schaeffler e as pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler não assumem nenhuma responsabilidade em relação ao cumprimento de nenhuma lei, exceto as leis da República Federal da Alemanha ou as leis de valores aplicáveis dos Estados Unidos da América.
A Oferta de aquisição não será apresentada, publicada ou anunciada publicamente de acordo com as leis de nenhuma jurisdição, exceto a da República Federal da Alemanha e a dos Estados Unidos da América.

A Schaeffler e as pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler não assumem responsabilidade alguma pela publicação, envio, distribuição ou difusão de nenhum documento relativo à Oferta de aquisição fora da República Federal da Alemanha, dos Estados membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu que seja compatível com os requisitos aplicáveis de jurisdições distintas da República Federal da Alemanha. Além disso, a Schaeffler e as pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler não assumem responsabilidade alguma pelo incumprimento de qualquer lei por terceiros.

A Schaeffler, na medida do permitido pelas leis ou regulamentos aplicáveis, reserva-se o direito de adquirir ou concluir acordos de compra das ações da Empresa, direta ou indiretamente, ou de participar em operações com derivados relativos às ações da Empresa, fora da Oferta de aquisição. Este ponto aplica-se a outros valores que possam ser convertidos diretamente em ações da Empresa, trocados por estas ou exercidos como opção sobre as mesmas. Essas compras podem ser executadas através da bolsa de valores a preços de mercado ou fora da mesma em transações negociadas. Toda a informação relativa a estas compras será divulgada conforme o exigido por lei ou regulamento na Alemanha ou em qualquer outra jurisdição relevante.

Na medida em que este documento contém declarações previsionais, tais declarações não constituem factos e caracterizam-se através de palavras como “esperar”, “acreditar”, “estimar”, “planear”, “pretender”, “presumir” ou expressões similares. Estas declarações expressam as intenções, opiniões ou suposições e expectativas atuais da Schaeffler e das pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler, por exemplo, em relação às consequências potenciais da Oferta de aquisição para a Empresa, para os acionistas da Empresa que decidam não aceitar a Oferta de aquisição ou para os futuros resultados financeiros da Empresa. Estas declarações previsionais baseiam-se nos planos, estimativas e previsões atuais que a Schaeffler e as pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler realizaram com base no melhor do seu conhecimento e convicção, mas não pretendem ser corretas no futuro. As declarações previsionais estão sujeitas a riscos e incertezas que são difíceis de prever e que normalmente não podem ser influenciados pela Schaeffler ou pelas pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler. Deve salientar-se que os acontecimentos ou consequências reais podem diferir substancialmente dos indicados ou expressos nas referidas declarações previsionais. A Schaeffler e as pessoas que atuam em conjunto com a Schaeffler não assumem obrigação alguma de atualizar as declarações previsivas no que diz respeito a acontecimentos ou evoluções reais, condições gerais, suposições ou outros fatores.

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. Segundo a sua natureza, as afirmações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado relativamente a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem no seu nome.

País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)