O Grupo Schaeffler melhora a rentabilidade em 2023

05-03-2024 | Sant Just Desvern

• Aumento de 5,8% do volume de negócios do Grupo Schaeffler até 16,3 mil milhões de euros a uma taxa de câmbio constante (exercício anterior): 15.800 milhões de euros)
  • Melhoria do EBIT antes de rubricas extraordinárias até 1.187 milhões de euros (exercício anterior: 1.046 milhões de euros), situando a margem EBIT antes de rubricas extraordinárias em 7,3% (exercício anterior: 6,6%)
  • Automotive Technologies melhora consideravelmente a margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias, Automotive Aftermarket regista um forte crescimento do volume de negócios e Industrial apresenta uma redução da margem relacionada com o mercado.
  • O cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de 421 milhões de euros foi melhor do que nas previsões, apesar do aumento das atividades de investimento
  • É proposto um dividendo por ação ordinária sem direito a voto de 0,45 euros
  • As previsões consideram a fusão prevista com a Vitesco Technologies

A Schaeffler AG publicou hoje os seus resultados para 2023. O volume de negócios do Grupo Schaeffler ascende aproximadamente a 16.300 milhões de euros para o ano (exercício anterior: 15.800 milhões de euros). O volume de negócios aumentou 5,8% a uma taxa de câmbio constante, de acordo com as previsões para 2023 [aumento do volume de negócios de 5 para 8%]. O aumento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante em 2023 deveu-se principalmente a volumes superiores. Os preços de venda tiveram um impacto adicional favorável no volume de negócios.

Em 2023, o Grupo Schaeffler gerou benefícios antes dos resultados financeiros e impostos (EBIT) de 834 milhões de euros (exercício anterior: 974 milhões de euros), um número que foi afetado por 353 milhões de euros) em rubricas extraordinárias. O EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 1.187 milhões de euros (exercício anterior: 1.046 milhões de euros). A margem EBIT do Grupo antes de rubricas extraordinárias de 7,3% (exercício anterior: 6,6 %) cumpriu com solidez as previsões para 2023 [margem EBIT antes de efeitos especiais de 6 a 8%], apesar de um ambiente de mercado muito exigente. O aumento da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias deveu-se principalmente ao impacto favorável dos volumes e dos preços de venda.

O cash flow disponível do Grupo Schaeffler antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições ascendeu a um total de 421 milhões de euros (exercício anterior: 280 milhões de euros), superando as previsões para a totalidade do exercício [cash-flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusões e aquisições de 300 a 400 milhões de euros]. Os lucros líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe foram de 310 milhões de euros em 2023 (exercício anterior: 557 milhões de euros). A diminuição dos resultados líquidos deveu-se principalmente aos 313 milhões de euros de rubricas extraordinárias, atribuíveis principalmente à transação com a Vitesco Technologies Group AG, anunciada em 9 de outubro de 2023. Antes das rubricas especiais, os lucros líquidos situaram-se nos 623 milhões de euros (exercício anterior: 610 milhões de euros). Com base nos lucros líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe e sem os ajustes anteriores, os dividendos por ação ordinária sem direito de voto foram de 0,47 euros (exercício anterior: 0,84 euros).

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 2 de fevereiro de 2024, a Schaeffler anunciou, com base nisso, que será proposto à Assembleia Geral Anual o pagamento de um dividendo de 0,45 euros por ação ordinária sem direito a voto (exercício anterior: 0,45 euros). Isto representa um índice de distribuição aproximado de 47,3% (exercício anterior: 48,3%) dos resultados líquidos atribuíveis aos acionistas antes de rubricas extraordinárias. A empresa anunciou ainda que o índice de distribuição anterior de 30 a 50 % dos resultados líquidos atribuíveis aos acionistas antes de rubricas extraordinárias passaria, a partir de agora, a ser de 40 a 60%.

"Durante o exercício passado, o Grupo Schaeffler gerou bons resultados e continuou de forma consistente a sua transformação baseada no Roadmap 2025", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. "Num ambiente de mercado muito exigente, o nosso posicionamento diversificado constituiu, mais uma vez, uma vantagem competitiva. Proporemos um dividendo atrativo de 45 cêntimos à Assembleia Geral Anual para partilhar o sucesso da empresa com os nossos acionistas”.

table 1 - Key financial Schaeffler Group

Automotive Technologies: melhora consideravelmente a margem EBIT antes de rubricas extraordinárias
A divisão Automotive Tecnologies gerou um volume de negócios de 9.772 milhões de euros em 2023 (exercício anterior: 9.498 milhões de euros). O aumento de 5,4% a uma taxa de câmbio constante em comparação com o exercício anterior deveu-se principalmente a um aumento dos volumes impulsionado pelo mercado.

Na unidade de negócio e-Mobility, o volume de negócios a uma taxa de câmbio constante manteve-se ao nível do exercício anterior, enquanto a entrada de pedidos no valor de 5.100 milhões de euros voltou a situar-se consideravelmente acima do objetivo de 2.000 a 3.000 milhões de euros anuais. O aumento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante nas unidades de negócio Sistemas de motor e de transmissão e Rolamentos foi impulsionado maioritariamente pelo crescimento na região Europa, e ascendeu a 5,3 % e 5,6 %, respetivamente, em comparação com o exercício anterior. A unidade de negócio Sistemas de chassis registou o crescimento mais acentuado de 24,1% a uma taxa de câmbio constante. Neste caso, os principais impulsionadores foram as regiões Europa e Greater China.

A região da Europa registou o maior crescimento, apresentando um aumento do volume de negócios de 12,4% a uma taxa de câmbio constante. Enquanto a região Américas registou uma diminuição de 2,8% a uma taxa de câmbio constante, o volume de negócios aumentou nas regiões Greater China e Ásia/Pacífico, registando 2,0% e 7,3%, respetivamente, a uma taxa de câmbio constante. O aumento global do volume de negócios da divisão foi inferior à taxa de crescimento da produção mundial de automóveis.

Na divisão Automotive Technologies, o EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 435 milhões de euros em 2023 (exercício anterior: 292 milhões de euros), o que representa um aumento considerável de aproximadamente 49% e uma margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias de 4,5% (exercício anterior: 3,1%). O aumento considerável no mercado da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias em 2023 deveu-se principalmente ao impacto dos volumes.

Automotive Aftermarket: forte crescimento, margem robusta

A divisão Automotive Aftermarket registou um volume de negócios de 2.253 milhões de euros (exercício anterior: 2.040 milhões de euros). O aumento considerável do volume de negócios de 11,8% a uma taxa de câmbio constante deveu-se ao impacto favorável dos volumes e dos preços de venda. O aumento dos custos de aprovisionamento foi transferido para o mercado.

Na região Europa, que gerou o maior volume de negócios, a divisão Automotive Aftermarket registou um crescimento de 10,3% a uma taxa de câmbio constante, impulsionado principalmente pelo aumento considerável do negócio Independent Aftermarket na Europa Central e Oriental. O volume de negócios aumentou 12,0% a uma taxa de câmbio constante em 2023, na região Américas. Com 28,7% a uma taxa de câmbio constante, a região Greater China registou o maior crescimento de volume de negócios em 2023, impulsionado principalmente pelo aumento considerável do negócio eletrónico. Na região Ásia/Pacífico, o volume de negócios em 2023 foi 11,8% superior ao do exercício anterior, a uma taxa de câmbio constante. Com 367 milhões de euros, o EBIT antes de rubricas extraordinárias foi 41,2% superior ao valor de 260 milhões de euros registados no exercício anterior. A margem EBIT resultante de 16,3% antes de rubricas extraordinárias (exercício anterior: 12,8 %) supera as previsões. O crescimento contínuo foi devido principalmente a uma margem bruta de benefícios mais elevada originada numa combinação favorável do volume de negócio, assim como nos ajustes dos preços de venda.

Industrial: diminuição da margem relacionada com o mercado
A divisão Industrial aumentou em 3,9% o seu volume de negócios a uma taxa de câmbio constante, com o que gerou um total de 4.288 milhões de euros (exercício anterior: 4.271 milhões de euros). O aumento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante provém da contribuição positiva do Grupo Ewellix, adquirido no início do ano, que ascendeu a 219 milhões de euros e se refletiu na solução setorial Automação Industrial. A diminuição dos volumes de negócios remanescentes, que se deveu principalmente ao contexto de mercado débil na região Greater China, foi apenas parcialmente compensada por um impacto favorável dos preços de venda.

A região Europa registou um aumento do volume de negócios de 7,0% a uma taxa de câmbio constante. Na região Américas, o volume de negócios aumentou 11,3% a uma taxa de câmbio constante. Na região Greater China, contexto de mercado débil teve um efeito adverso considerável na tendência do volume de negócios. Nesta região, o volume de negócios diminuiu 6,3% a uma taxa de câmbio constante em comparação com o exercício anterior, enquanto na região Ásia/Pacífico o volume de negócios aumentou 5,3% a uma taxa de câmbio constante.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 385 milhões de euros em 2023 (exercício anterior: 493 milhões de euros), com uma margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias de 9,0% (exercício anterior: 11,5%). Os fatores que influenciam os resultados incluem uma diminuição da margem bruta em resultado de uma alteração na composição do volume de negócios, principalmente devido à tendência do mercado na região da Greater China e à diminuição geral do volume de produção impulsionado pelo mercado.

table 2 - key financials by division

Cash flow disponível: melhor do que o previsto, apesar do aumento das atividades de investimento
O cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições ascendeu a 421 milhões de euros em 2023 (exercício anterior: 280 milhões de euros). O aumento homólogo pode ser atribuído principalmente ao facto de o capital circulante não ter aumentado tanto como no exercício anterior, apesar do aumento dos investimentos realizados em ativos corpóreos e incorpóreos.

Os investimentos realizados em ativos corpóreos e incorpóreos (CAPEX) ascenderam a 938 milhões de euros durante o mesmo período do relatório (exercício anterior: 791 milhões de euros), o que representa um rácio CAPEX de 5,7% (exercício anterior: 5,0%). A taxa de reinvestimento aumentou para 1,00 (exercício anterior: 0,88).

Em 31 de dezembro de 2023, a dívida financeira líquida do Grupo ascendeu para 3.189 milhões de euros (31 de dezembro de 2022: 2.235 milhões de euros). A relação entre as dívidas financeiras líquidas e os fundos próprios (ratio gearing) aumentou para 81,7% (31 de dezembro de 2022: 54,0%)

A 31 de dezembro de 2023, o total de ativos do Grupo Schaeffler ascendeu para 15.006 milhões de euros (31 de dezembro de 2022: 14.284 milhões de euros). Na mesma data, o número de colaboradores era de 83.362, um aumento de 0,7 % em comparação com o número anterior de 82.773.

"A Schaeffler atingiu os seus objetivos em 2023 e demonstrou mais uma vez a sua solidez financeira e operacional com um cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de 421 milhões de euros", afirmou Claus Bauer, Chief Financial Officer da Schaeffler AG. "Num ambiente dinâmico, conseguimos expandir a nossa posição competitiva nos locais certos através de investimentos específicos em novas tecnologias".

As previsões para 2024 refletem a fusão prevista: espera-se um aumento considerável do volume de negócios
Para 2024, o Grupo Schaeffler espera contabilizar 38,87 % das ações da Vitesco Technologies adquiridas em janeiro de 2024 utilizando o método de equivalência patrimonial desde a data de aquisição até ao terceiro trimestre de 2024, inclusivamente. Além disso, espera-se que a fusão com a Vitesco Technologies se inscreva no registo comercial no quarto trimestre de 2024, e que a Vitesco Technologies seja consolidada plenamente nas demonstrações financeiras consolidadas da Schaeffler após essa inscrição.

Por estes motivos, o Grupo Schaeffler prevê um crescimento considerável do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante em 2024. Ao mesmo tempo, a empresa espera alcançar uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 6 a 9 % e antecipa um cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de 300 a 400 milhões de euros.

É dispensada uma previsão voluntária sobre os resultados das divisões, à luz de fatores como os ajustes estruturais previstos em relação à integração da Vitesco Technologies na Schaeffler.

table 3 -guidance Schaeffler Group

1 Aumento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante em comparação
2 Antes de rubricas extraordinárias
3 Antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusão e aquisição

Fusão prevista entre a Schaeffler e a Vitesco Technologies: uma empresa líder em tecnologia de movimento (Motion Technology Company)
A fusão prevista com a Vitesco Technologies Group AG, anunciada pela Schaeffler AG em 2023, constitui um passo crucial mais no seu percurso para se converter numa empresa líder em tecnologia de movimento (Motion Technology Company). Prevê-se que a transação seja concluída no quarto trimestre de 2024. A integração da Vitesco Technologies ampliará e expandirá substancialmente o portefólio de negócios e tecnologias do Grupo Schaeffler, especialmente no campo da mobilidade elétrica. A divisão Rolamentos, que anteriormente fazia parte da divisão Automotive Technologies, será integrada com a divisão Industrial no primeiro trimestre de 2024. Após a integração da Vitesco Technologies, o Grupo Schaeffler será composto por quatro divisões altamente especializadas, cada uma das quais com uma posição sólida no seus respetivos mercados: E-Mobility, Powertrain & Chassis, Vehicle Lifetime Solutions e Bearings & Industrial Solutions. Será mantida a estrutura regional com as suas quatro regiões.

A oferta pública de compra da Schaeffler AG dirigida aos acionistas da Vitesco Technologies Group AG foi terminada com sucesso no início de 2024. Juntamente com a IHO Holding, a sociedade holding da família Schaeffler, a Schaeffler AG, controla atualmente aproximadamente 89% do capital social e dos direitos de voto da Vitesco Technologies Group AG. Além disso, os acionistas da Schaeffler aprovaram quase por unanimidade a proposta de conversão das ações ordinárias sem direito a voto em ações ordinárias com direito a voto pleno na Assembleia Geral Extraordinária da Schaeffler AG e na assembleia separada dos acionistas ordinários sem direito a voto realizadas no início de fevereiro de 2024. A conversão das ações está condicionada ao facto de a fusão se tornar efetiva prévia ou simultaneamente à fusão. Deste modo, a Schaeffler passará a ter apenas uma categoria de ações e todos os acionistas terão os mesmos direitos de voto.

A integração da Vitesco Technologies na Schaeffler, a terceira etapa da operação global, exigirá agora, em particular, a aprovação das assembleias gerais anuais de ambas as empresas, que se realizarão a 24 de abril de 2024 (Vitesco Technologies) e a 25 de abril de 2024 (Schaeffler). Em dezembro de 2023, foi criado um comité de integração, composto por um número idêntico de membros de cada empresa, para promover uma integração rápida e alcançar o mais rapidamente possível as sinergias de volume de negócios e de custos previstas de 600 milhões de euros por ano. O comité reúne-se semanalmente e recebe apoio operacional das equipas centrais de integração, que coordenam as atividades de integração de ambas as empresas.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, assinalou: "A fusão da Schaeffler e da Vitesco Technologies apresenta benefícios significativos para os nossos acionistas. Estamos convencidos de que a transformação tornará as ações da Schaeffler mais atrativas. Os sinais positivos que recebemos dos mercados de capitais, em resposta à fusão prevista, confirmam que vamos no bom caminho no nosso propósito de criar uma empresa líder em tecnologia de movimento (Motion Technology Company)."

Fotos para a imprensa do Comité Executivo disponíveis aqui:
www.schaeffler.com/en/executive-board

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. Segundo a sua natureza, as afirmações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado relativamente a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem no seu nome. No que diz respeito à oferta pública de aquisição voluntária por parte da Schaeffler AG de todas as ações da Vitesco Technologies Group AG e relativamente à combinação de negócios entre a Schaeffler e a Vitesco, esta apresentação tem apenas fins informativos.