A Schaeffler expande o seu portefólio de ferramentas para rolamentos na manutenção industrial

14-12-2023 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler complementa a sua gama de produtos de manutenção industrial com uma seleção de ferramentas mecânicas e hidráulicas
  • O portefólio de produtos de alta qualidade inclui extratores autocentrantes para facilitar a desmontagem de rolamentos.
  • As placas de extração, disponíveis em vários tamanhos, garantem uma fixação do anel interior que não danifica o rolamento.

Precisão, segurança e facilidade de manuseamento: A Schaeffler garante a otimização da montagem e desmontagem dos rolamentos graças à marca de produtos BETEX, que faz agora parte da gama de ferramentas mecânicas e hidráulicas para rolamentos. Uma vez que a montagem e a desmontagem incorretas representam entre dez e vinte por cento de todas as falhas de rolamentos, os produtos são aplicados precisamente onde é essencial utilizar a ferramenta adequada. A gama de ferramentas de desmontagem BETEX pertence ao fabricante de ferramentas especiais BEGA International B.V., que desde julho de 2023 é uma filial propriedade da Schaeffler a 100%. Os produtos que se encontravam sob a alçada da área estratégica Lifetime Solutions da Schaeffler desde outubro de 2023, fazem agora parte do portefólio para a manutenção industrial.

Facilidade de desmontagem para o pessoal de manutenção
Os extratores mecânicos autocentrantes de MSP-2/3-120 até MSP-2/3-440 contam-se entre os produtos incluídos na gama alargada; a sua função consiste em assegurar que os rolamentos de tamanho pequeno a médio, os acoplamentos e os anéis possam ser removidos de forma fácil e segura. Os extratores, disponíveis em seis tamanhos diferentes e para um diâmetro exterior da peça de até 440 mm, são muito versáteis e podem ser utilizados como extratores de dois ou três braços. Os extratores hidráulicos de HSP-43 a HSP-303, que também se podem utilizar como extratores de dois ou três braços, são adequados para grandes rolamentos, acoplamentos e anéis que exigem forças de tração elevadas. Além disso, é possível desmontar peças com um diâmetro exterior até 620 mm graças a seis tamanhos de extrator diferentes com uma força de extração máxima de 294 kN.

Tanto os extratores mecânicos como os hidráulicos das séries MSP, HSP e HXP têm uma função de autocentragem que permite um posicionamento fácil e seguro na peça. O ajuste uniforme para dentro e para fora dos braços facilita o uso dos extratores, e o mecanismo de ajuste em forma de rosca garante que os braços fiquem firmemente fixados na peça e não se podem soltar. "Com a integração dos extratores autocentrantes no portefólio de produtos ampliado, criamos a base para uma manipulação inteligente e acelerada na desmontagem de rolamentos, acoplamentos e outros componentes. Outra vantagem é o seu design ergonómico, que permite ao pessoal de manutenção manusear os extratores com apenas uma mão"., disse Oliver Massa, Diretor de Sales & Partner Management Smart Maintenance Tools na Schaeffler.

Desmontagem com cuidado de rolamentos e anéis interiores
Graças à placa de extração de três secções TRI-SECTION-PLATE-xx, os rolamentos, os anéis interiores de rolamentos e outros componentes podem ser desmontados com cuidado. Para evitar danos nos rolamentos durante a desmontagem, as placas encaixam com o anel interior do rolamento e impedem que a força de extração se introduza através dos rolamentos. A placa de extração de três secções, disponível em quatro tamanhos diferentes, pode ser utilizada para diâmetros de eixo de 26 mm a 495 mm.

País: Espanha