O futuro da mobilidade: a Schaeffler e a VDL Groep associam-se para fabricar vaivéns de condução autónoma

Representação do vaivém de condução autónoma que a Schaeffler e a VDL Groep planeiam desenvolver e produzir em conjunto Photo: VDL Groep, Schaeffler

31-08-2023 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler e a VDL planeiam desenvolver e produzir em conjunto uma nova geração de vaivéns elétricos de condução autónoma para o transporte público
  • A Mobileye fornecerá sistemas de condução autónoma com SAE de nível 4 nos veículos de vaivém
  • A Schaeffler e a VDL Groep vão expor o primeiro automóvel protótipo e toda a tecnologia pertinente de direção e eletrificação de automóveis na IAA Mobility 2023 no pavilhão B3, stand B40 e stand B21, respetivamente.

A Schaeffler e a VDL Groep estudam em conjunto o desenvolvimento e a produção de uma nova geração de vaivéns de condução autónoma para o transporte público. As duas empresas familiares apresentarão o primeiro automóvel protótipo, assim como toda a tecnologia pertinente de direção e eletrificação de automóveis, na feira IAA Mobility, em Munique. A Schaeffler e a VDL pretendem reunir os seus conhecimentos especializados e competências tecnológicas em engenharia de sistemas, desenvolvimento, produção e transporte público. Para este inovador e avançado conceito de mobilidade, a Schaeffler e a VDL Groep vão cooperar com a Mobileye, que fornecerá os sistemas de condução autónoma para os veículos de vaivém. Os dois parceiros mantêm atualmente negociações avançadas com os operadores e autoridades de transporte público com vista ao lançamento de projetos-piloto. Conforme o cronograma, os testes dos veículos na estrada poderão, muito provavelmente, começar em 2025.

Parceiros para novos ecossistemas de mobilidade
Presentemente, o conceito de mobilidade está a ser reinventado em todo o mundo. Muitas áreas metropolitanas complementam a sua oferta de mobilidade com conceitos alternativos de transporte para oferecer possibilidades de deslocação que sejam sustentáveis e facilmente acessíveis. Os operadores de transporte público estão cada vez mais interessados em soluções de condução autónoma, que permitem aumentar o volume de tráfego, ainda que se verifique uma escassez de condutores. Especialmente nas horas de ponta, os veículos de maior dimensão serão progressivamente substituídos por veículos mais pequenos de condução autónoma, assentes em serviços sob pedido que constituem uma solução perfeita para que o transporte público local não emita gases e seja mais silencioso. Os clientes poderão solicitar vaivéns de condução autónoma através de uma app, veículos que irão transformar o transporte público nos próximos anos. Prevê-se que a procura de serviços de vaivém de condução autónoma arranque nos próximos anos, especialmente nas grandes cidades da Europa, América do Norte e partes da Ásia. A cooperação estratégica prevista entre a Schaeffler e a VDL sublinha a importância da participação nestas novidades numa fase inicial. Juntas, ambas as empresas propõem-se acelerar o desenvolvimento de veículos de vaivém que possam ser fabricados à escala comercial.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, acrescentou ainda: "Os veículos de vaivém de condução autónoma converter-se-ão em elementos essenciais dos ecossistemas modernos de mobilidade. Os veículos permitirão transportar pessoas de A para B de forma segura, rápida e cómoda e aumentarão a acessibilidade à mobilidade para quem vive em cidades e zonas rurais. Na Schaeffler, queremos promover esta evolução de forma sustentável com a melhor engenharia de sistemas da sua classe, assim como com tecnologias automotivas inovadoras. A melhor forma de tornar este objetivo uma realidade é com parceiros fortes. Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a VDL Groep e a Mobileye.”

Willem van der Leegte, presidente e CEO da VDL Groep, disse: "Os vaivéns autónomos vão desempenhar um papel importante nas nossas necessidades de mobilidade do futuro. Este conceito de veículo enquadra-se perfeitamente na nossa solução global de mobilidade, que abrange o design, a eletrificação, a conectividade, a autonomia e os serviços. Naturalmente, a cooperação que planeamos também representa uma oportunidade fantástica para liderar e inovar com os nossos estimados parceiros Schaeffler e Mobileye.”

Nível 4: condução autónoma sem condutor
A VDL Groep está na vanguarda da inovação em áreas como a produção de automóveis e autocarros e é o líder europeu na eletrificação de veículos pesados. A Schaeffler é um fornecedor líder mundial do setor automotivo com sistemas e componentes para trens de potência eletrificados, assim como de sistemas inovadores de direção. A empresa apresentou o chamado chassis rolante, que combina um trem de potência totalmente elétrico, um sistema steer-by-wire e uma bateria numa solução modular.

A plataforma Mobileye Drive, desenhada para veículos de vaivém, permite a condução autónoma através de processadores EyeQ fabricados para o efeito, sistemas de sensores redundantes com câmaras envolventes e sensores lidar ou radar, além de soluções de mapeamento. Johann Jungwirth, vice-presidente executivo de Veículos Autónomos na Mobileye: "Só é possível alcançar todo o potencial da mobilidade autónoma para transformar as nossas comunidades para melhor se as tecnologias forem seguras, acessíveis e escaláveis. Ao trabalhar com a Schaeffler e a VDL Groep, dispomos dos equipamentos e da estratégia adequados para tornar realidade a mobilidade como serviço num futuro muito próximo.”

Prevê-se que a Alemanha seja o primeiro país onde vão operar os vaivéns, uma vez desenvolvidos e fabricados, uma vez que beneficia do facto de ser o primeiro Estado da Europa onde foi aprovado o SAE de nível 4 aprovado para utilização em estradas públicas.

Industrialização: o volume de produção depende das vendas que possam ser atingidas

A Schaeffler e a VDL propõem-se desenvolver e fabricar os vaivéns para operadores de transporte público que irão gerir estes veículos num ecossistema integral. As empresas já iniciaram negociações com os operadores para adquirir projetos-piloto com a intenção de demonstrar o conceito e configurar um ecossistema escalável com interfaces abertas. Os volumes de produção pretendidos dependerão das vendas que possam ser efetuadas, mas está prevista a produção de alguns milhares de veículos por ano a partir de 2030. Está planeado que a produção ocorra no Centro de Inovação em Mobilidade da VDL em Born (Países Baixos).

Especificações para os vaivéns de condução autónoma da Schaeffler e da VDL Groep:

• Assentos: nove assentos (seis assentos fixos, três assentos rebatíveis)
  • Carga útil: cerca de 1.000 kg
  • Dimensões: 5 metros de comprimento, 2,2 metros de largura, 2,8 metros de altura, cerca de 5.000 kg de peso
  • Sistema interno de monitorização em contacto direto com uma sala de controlo
  • Dois sistemas de sensores independentes e altamente integrados: um baseado em câmaras e outro em radar ou lidar.
  • Portas grandes e altura baixa da entrada, acessível a cadeiras de rodas
  • Velocidade máxima: 70 km/hora
  • Autonomia: mais de 350 km por dia, e mais de 100 km com um único carregamento da bateria