O Grupo Schaeffler encerra 2022 com resultados sólidos

07-03-2023 | Sant Just Desvern

• O Grupo Schaeffler aumenta o volume de negócios 9,4% a uma taxa de câmbio constante, até aos 15.800 milhões de euros
  • O EBIT antes de rubricas especiais, de 1.046 milhões de euros, supõe numa margem EBIT antes de efeitos especiais de 6,6%
  • O cash-flow disponível por valor de 280 milhões de euros
  • É proposto um dividendo por ação ordinária sem direito a voto de 45 cêntimos
  • Previsões prudentes para 2023

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automotivo e industrial, apresentou hoje os resultados de 2022. O volume de negócios do Grupo Schaeffler ascende aproximadamente a 15.800 milhões de euros para o período do relatório (exercício anterior: 13.900 milhões de euros). A taxa de câmbio constante, o volume de negócios cresceu 9,4% e superou as previsões. O ano caracterizou-se por um crescimento considerável do volume de negócios, devido principalmente a um aumento dos volumes nas divisões Industrial e Automotive Technologies. A implementação favorável dos preços nas três divisões contribuiu para reforçar a tendência do volume de negócios, já que os aumentos consideráveis dos custos de compra puderam ser progressivamente transferidos para o mercado.

Em 2022, o Grupo Schaeffler gerou benefícios antes dos resultados financeiros e impostos (EBIT) de 974 milhões de euros (exercício anterior: 1.220 milhões de euros), um número que foi afetado por 72 milhões de euros) em rubricas extraordinárias. O EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 1.046 milhões de euros (exercício anterior: 1.222 milhões de euros). Isto representa uma margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias de 6,6% (exercício anterior: 8,8 %), que se encontrava no limite superior das previsões, apesar de um ambiente exigente. A margem EBIT antes de rubricas extraordinárias diminuiu principalmente devido aos preços mais elevados dos materiais e da energia, às perturbações nas cadeias de abastecimento globais e às ineficiências de mercado e ambientais.

Os lucros líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe foram de 557 milhões de euros para o período do relatório, após os 756 milhões de euros do exercício anterior. Os dividendos por ação ordinária sem direito a voto foi de 0,84 euros (exercício anterior: 1,14 euros).

Sobre esta base, o Comité Executivo e o Conselho de Supervisão vão propor um dividendo de 45 cêntimos por ação ordinária sem direito a voto (exercício anterior: 50 cêntimos) na Assembleia geral anual. Isto representa um rácio de pagamento aproximado de 48% (exercício anterior: aproximadamente 44%) dos lucros líquidos atribuíveis aos acionistas antes de rubricas extraordinárias pelo valor de 610 milhões de euros (exercício anterior: 748 milhões de euros).

table 1

Automotive Technologies: entrada de pedidos pelo valor de 5.000 milhões de euros em mobilidade elétrica

A divisão Automotive Tecnologies gerou um volume de negócios de 9.500 milhões de euros (exercício anterior: 8.436 milhões de euros). A uma taxa de câmbio constante, o volume de negócios aumentou 7,7% em relação ao exercício anterior. O crescimento do volume de negócios durante o exercício deveu-se principalmente aos volumes mais elevados, impulsionados por procura superior do mercado.

Em conjunto, a divisão Automotive Technologies superou o rendimento da produção mundial de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros em 1,5 %, potenciada pelas contribuições positivas das regiões Europa e América.

As unidades de eMobility e Sistemas de Chassis registaram um crescimento especialmente importante durante o período do relatório, devido às tendências dos seus mercados específicos. Além do aumento dos volumes impulsionado pelo mercado, ambas as unidades também contribuíram para o aumento das taxas de crescimento através da aceleração da produção. Neste contexto, um marco importante foi o início da produção do primeiro sistema de direção das rodas traseiras em 2022. O volume de negócios da região Europa aumentou em 11,8% a uma taxa de câmbio constante e registou o maior crescimento em termos absolutos. Nas regiões Américas e Ásia/Pacífico, o volume de negócios aumentou 14,1% e 4,5% respetivamente, a uma taxa de câmbio constante, enquanto que a região Greater China reportou uma diminuição de 1,4% a uma taxa de câmbio constante.

A unidade de negócio eMobility aumentou a sua carteira de pedidos até alcançar os 5.000 milhões de euros. No total, a divisão recebeu pedidos no valor de 12.300 milhões de euros.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 292 milhões de euros (exercício anterior: 544 milhões de euros). Com base neste EBIT, foi obtida uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 3,1% (exercício anterior: 6,4%).

Automotive Aftermarket: aumentou o volume de negócios para mais de 2.000 milhões de euros
A divisão Automotive Aftermarket registou um volume de negócios de 2.038 milhões de euros (exercício anterior: 1.848 milhões de euros) em 2022. Impulsionado principalmente pela implementação favorável dos preços, o volume de negócios aumentou 7% a uma taxa de câmbio constante, uma vez que uma parte significativa dos consideráveis aumentos dos custos de compra pode ser transferida para o mercado mediante ajustes dos preços de venda.

O volume de negócios da região Europa aumentou 6,4% a uma taxa de câmbio constante. Globalmente, o decréscimo significativo dos volumes no negócio de Independent Aftermarket na sub-região da Europa central e oriental devido à guerra na Ucrânia foi mais do que compensado graças ao aumento dos volumes nas sub-regiões da Europa ocidental e do Médio Oriente e África em 2022. Nas regiões das Américas, Greater China e Ásia/Pacífico, o volume de negócios aumentou 6,5%, 6,7% e 16,4% respetivamente, uma taxa de câmbio constante.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias de 255 milhões de euros foi igual ao do exercício anterior (256 milhões de euros). A diminuição da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias para 12,5%, em comparação com o exercício anterior (13,9%), deveu-se principalmente aos custos comerciais mais elevados, que em parte podem ser atribuídos a efeitos favoráveis pontuais no exercício anterior. Uma vez que os ajustes nos preços de venda compensaram em grande medida os custos de compra, foi conseguida uma margem bruta de um nível equivalente ao do exercício anterior.

Divisão Industrial: reforçada graças às aquisições
Uma vez mais, em 2022, a divisão Industrial aumentou o volume de negócios e os resultados. O seu volume de negócios, de 4.271 milhões de euros (exercício anterior: 3.568 milhões de euros), representa um aumento do volume de negócios de 14,7% a uma taxa de câmbio constante. Este aumento é impulsionado principalmente pelo aumento dos volumes na região da Europa e, em geral, pela Distribuição industrial e pela solução setorial de Automatização industrial. Os níveis mais elevados de volume de negócios da divisão foram registados nas soluções setoriais da Energia eólica e Automatização industrial.

Na região Europa, o volume de negócios aumentou 20,4%, a uma taxa de câmbio constante, essencialmente devido a um aumento do volume de negócios com os distribuidores (Distribuição industrial) e à solução setorial de Automatização industrial. Na região das Américas, o volume de negócios aumentou 11,6% a uma taxa de câmbio constante durante o exercício, enquanto que a região Greater China gerou um aumento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante de 8,8% por comparação com o exercício anterior. O aumento do volume de negócios na região Greater China deve-se principalmente aos maiores volumes nas soluções setoriais de Matérias-primas e Automatização industrial. Na região Ásia/Pacífico, o volume de negócios aumentou 13,2% a uma taxa de câmbio constante, essencialmente devido ao crescimento do volume no negócio com os distribuidores (Distribuição industrial) e na solução setorial de Veículos de duas rodas.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias aumentou em 18,3% , até aos 499 milhões de euros (exercício anterior: 421 milhões de euros). A margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 11,7% (exercício anterior: 11,8%).

Durante o exercício, foram realizadas aquisições específicas para reforçar a divisão Industrial, principalmente na solução setorial de Automatização industrial. A aquisição da Melior Motion GmbH (desde 1 de dezembro de 2022: Schaeffler Ultra Precision Drives GmbH) expande ainda mais o portefólio da divisão e a posição de mercado no campo da robótica, que regista elevadas taxas de crescimento. Além disso, o negócio linear foi consideravelmente reforçado através da aquisição do Grupo Ewellix, que foi concluído com sucesso a 3 de janeiro de 2023. O Grupo Ewellix é um fabricante e fornecedor líder a nível global de soluções de acionamento e movimentos lineares. Os seus principais produtos são usados numa ampla gama de aplicações e equipamentos, como a tecnologia médica, a maquinaria móvel, a automatização de montagem e a robótica, e em muitas outras áreas da indústria. No âmbito de uma transação concluída a 1 de dezembro de 2022, o Grupo Schaeffler adquiriu 100% das ações da CERASPIN S.a.r.l., ampliando o portefólio tecnológico da divisão Industrial na área dos componentes cerâmicos de alta qualidade, que são usados sobretudo em áreas estratégicas de crescimento.

Dados financeiros das divisões do Grupo Schaeffler:

table 2

Cash-flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de 280 milhões de euros: um balanço e uma posição de liquidez sólida
Com 280 milhões de euros (exercício anterior: 523 milhões de euros), o cash-flow disponível do Grupo Schaeffler antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições cumpriu as previsões, mesmo que tenham sido realizados investimentos maiores. Os investimentos (Capex) realizados em ativos corpóreos e incorpóreos durante o período do relatório ascenderam a 791 milhões de euros durante o período do relatório (exercício anterior: 671 milhões de euros), o que representa um rácio CAPEX de 5,0% (exercício anterior: 4,8%). A taxa de reinvestimento aumentou para 0,88 (exercício anterior: 0,74).

Em 31 de dezembro de 2022, a dívida financeira líquida do Grupo ascendeu para 2.235 milhões de euros (31 de dezembro de 2021: 1.954 milhões de euros), pelo que o índice Gearing, ou seja, a relação entre as dívidas financeiras líquidas e os fundos próprios, diminuiu para 54% (31 de dezembro de 2021: aproximadamente 62%). O Grupo Schaeffler, cujo total de ativos aumentou aproximadamente para 14.300 milhões de euros a 31 de dezembro de 2022 (exercício anterior: aproximadamente 14.400 milhões de euros), tinha nesta data uma equipa de 82.773 colaboradores (exercício anterior: 82.981), uma ligeiramente redução de aproximadamente 0,3%.

Claus Bauer, CFO da Schaeffler AG, disse: "Num ambiente difícil, a Schaeffler cumpriu todos os objetivos financeiros estabelecidos para 2022 à escala do Grupo. Apesar dos investimentos superiores, por exemplo, em virtude da aceleração da produção e à ampliação das capacidades, assim como a um aumento das existências impulsionado pelas vendas, gerámos um cash-flow disponível sólido".

Previsões prudentes para 2023
O Grupo Schaeffler tem previsto um crescimento de 5 a 8% do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante em 2023. Além disso, a empresa espera gerar uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 5,5 a 7,5% em 2023. Esta expectativa reflete, em particular, um aumento dos salários e dos custos de energia que afetam todas as divisões, quando comparado com o exercício anterior. Além disso, o Grupo Schaeffler prevê um cash-flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusões e aquisições de 250 a 350 milhões de euros em 2023.

table 3

Mais uma vez, em 2022 o Grupo Schaeffler demonstrou a sua resiliência num ambiente exigente e gerou resultados sólidos. Todas as divisões e regiões cresceram, sendo de destacar em particular a contribuição substancial da divisão Industrial", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. Além disso, comentou o negócio das divisões com as palavras seguintes: "Estamos a impulsionar muito fortemente a transformação da divisão Automotive Technologies. A entrada de pedidos pelo valor de 5.000 milhões de euros em 2022 na unidade de eMobility fala por si. Automotive Aftermarket beneficia das condições atuais do mercado. Na divisão Industrial, concluímos o nosso crescimento orgânico global considerável com as aquisições. A sustentabilidade e a digitalização continuarão a ser de grande importância estratégica para o Grupo Schaeffler.

Poderá consultar o balanço anual aqui: www.schaeffler-annual-report.com

O nosso dossier de imprensa digital está disponível aqui: www.schaeffler.com/apc

1 a uma taxa de câmbio constante
2 Crescimento LVP: crescimento mundial da produção de automóveis de passageiros e de veículos comerciais ligeiros
3 antes de rubricas extraordinárias
4 antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusões e aquisição
5 Inclui conteúdo disponibilizado pela S&P Global © [IHS Markit Light Vehicle Production Forecast (Base), janeiro de 2023]. Reservados todos os direitos.
6 Inclui conteúdo disponibilizado pela S&P Global © [IHS Markit Vehicle in (VIO) Forecast, novembro de 2022]. Reservados todos os direitos.

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome..