A Schaeffler assegura a eletricidade verde a partir da energia eólica

A partir de 2024, a Schaeffler irá adquirir eletricidade produzida por turbinas eólicas para uma capacidade total de 18 megawatts durante cinco anos. Foto: Schaeffler

20-01-2023 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler assina um contrato de fornecimento com a Statkraft Markets GmbH
  • O acordo de fornecimento para a compra de energia eólica começa em 2024 e cobre aproximadamente oito por cento da procura de eletricidade na Alemanha.
  • O acordo de compra de energia aumenta a segurança de planeamento e a independência relativamente ao mercado volátil da eletricidade.

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automotivo e industrial comprará, a longo prazo, a eletricidade proveniente das turbinas eólicas da Statkraft Markets GmbH, um dos principais produtores internacionais de energia renovável. As centrais, que entraram em funcionamento em outubro de 2022 em Staufenberg, Hesse ( no distrito de Gießen), irão fornecer eletricidade verde com uma capacidade total de cerca de 18 megawatts durante cinco anos. Desde 2020, 100% da eletricidade comprada na Alemanha é proveniente de fontes renováveis. A partir de 2024, o contrato de compra de energia (Power Purchase Agreement- PPA) com a Statkraft prevê cobrir 8% das necessidades de eletricidade da Schaeffler na Alemanha. A Schaeffler assinou um PPA com a Statkraft em setembro e desde o início do ano cobre 11 % da sua procura de eletricidade na Alemanha através de dois parques fotovoltaicos. Além disso, a Schaeffler adquiriu um parque fotovoltaico em dezembro de 2022 à BayWa r.e. AG em Kammerstein, Francónia, com uma capacidade total de pico de 9,9 megawatts.

"Como empresa com muitos locais de produção, a Schaeffler está a aumentar a sua segurança de planeamento para a aquisição de energia verde através de acordos de compra de energia com parceiros fiáveis como a Statkraft, tornando-se assim menos dependente do volátil mercado da electricidade”, disse Andreas Schick, Chief Operation Officer e responsável de Produção, Supply Chain Management e Compras na Schaeffler AG. "Através de cooperações e das nossas próprias atividades de sustentabilidade, estamos a reforçar a rede de produção da Schaeffler a longo prazo e a confirmar o nosso compromisso de atingir uma produção climaticamente neutra até 2030".

A Schaeffler aposta nas energias renováveis
O tema da sustentabilidade é de importância vital para o Grupo Schaeffler e é um componente crucial da estratégia corporativa no Roadmap 2025. Em 2040, o Grupo terá atingido a neutralidade climática na sua produção própria e na sua cadeia de abastecimento. Com o acordo de compra direta de energia eólica a Statkraft, é complementada a carteira existente de medidas centradas nas energias renováveis. Todos os locais de produção na Europa obtêm a sua eletricidade exclusivamente de fontes renováveis, desde 2021, e todos os locais na China, desde 2022. Além disso, a Schaeffler expande a sua geração própria de energias renováveis em múltiplas localizações.

Em dezembro de 2022, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) analisou os objetivos climáticos do Grupo Schaeffler e confirmou que estes se baseiam na ciência (Âmbitos 1, 2 e áreas específicas da cadeia prévia no Âmbito 3 upstream). Mostram um caminho claramente definido para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e são adequados para atingir os objetivos do Acordo de Paris. Em finais de 2022, a qualificação ambiental internacional CDP também confirmou a estratégia de sustentabilidade da Schaeffler, conferindo-lhe a sua mais alta classificação "A" relativamente às alterações climáticas e à segurança hídrica.