Procurar termo

A Schaeffler adquire um parque solar

O parque solar de Kammerstein irá fornecer dois por cento da eletricidade requerida pelas instalações da Schaeffler na Alemanha. (Foto: BayWa r.e. Solar Projects)

19-12-2022 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler adquire um parque solar da BayWa r.e. AG, localizado em Kammerstein, Alemanha
  • Uma central fotovoltaica com uma superfície total de 10 hectares e uma capacidade instalada de quase 10 megawatts (MW) de potência de pico
  • A nova aquisição é um importante passo para que a própria empresa produza 25% do total das suas necessidades energéticas até 2030.

O fornecedor dos setores automotivo e industrial Schaeffler adquiriu um parque solar localizado em Kammerstein, Baviera (Alemanha), da empresa BayWa r.e. AG, uma das empresas líderes a nível mundial em energias renováveis. O parque solar cobre uma superfície total de 10,7 hectares (pouco mais de 26 acres) e tem uma capacidade instalada de 9,9 megawatts (MW) de pico, suficiente para fornecer, aproximadamente, dois por cento da eletricidade requerida pelas instalações da Schaeffler na Alemanha. A compra representa outro marco importante na estratégia de descarbonização da empresa, ao abrigo da qual pretende cobrir 10% das suas necessidades energéticas globais com energias renováveis geradas pela empresa até 2025 e aumentar esta proporção para 25% até 2030. As partes acordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação.

"Com a aquisição de um parque solar em Kammerstein implementamos com sucesso parte do nosso Roadmap sustentável, uma estratégia que perseguimos com sucesso e muita determinação", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

Matthias Taft, CEO da BayWa r.e. AG: "Estamos, atualmente, na década decisiva para atingir o objetivo de 1,5 graus, onde empresas como a Schaeffler desempenham um papel determinante neste contexto. Um dos principais objetivos da BayWa r.e. AG consiste em promover a revolução energética em empresas, independentemente do seu tamanho, através de soluções energéticas adaptadas às especificidades dos clientes. Por este motivo, estamos muito satisfeitos por ajudar a Schaeffler a cumprir as suas metas de sustentabilidade e contribuímos ativamente para atingir os objetivos climáticos globais através de projetos como o parque solar de Kammerstein.

Produção climaticamente neutra a partir de 2030
No seu propósito de alcançar a neutralidade climática nas operações internas de produção ( Âmbitos 1 e 2 segundo o Protocolo de Gases com Efeito de Estufa, GHGP na sua sigla em inglês) a partir de 2030, a Schaeffler tem vindo a implementar medidas para reduzir as emissões e aumentar o uso de energias renováveis nas suas instalações de produção. A transição da empresa para a energia solar já está em curso; em setembro de 2022 assinou um contrato de fornecimento de energia a longo prazo com a empresa Statkraft Markets GmbH, dando mais um passo para alcançar o seu objetivo de cobrir 11% das suas necessidades elétricas na Alemanha com energia fotovoltaica até 2023. A Schaeffler também está a tomar medidas diligentes para ampliar a sua capacidade de gerar energia fotovoltaica nas suas próprias instalações, com o propósito de cobrir mais de 10% da totalidade das suas necessidades energéticas na Alemanha usando os seus próprios conjuntos fotovoltaicos até 2025. Em dezembro de 2022, a empresa instalou cerca de 1.850 metros quadrados (pouco menos de 20.000 pés quadrados) de geradores fotovoltaicos nos telhados da sede central em Herzogenaurach, com o objetivo de gerar 341 megawatts-hora de eletricidade por ano. Além disso, a Schaeffler prevê cobrir 100% das necessidades elétricas das suas instalações de Höchstadt até 2024 com energia solar gerada num parque solar próximo.

"A eletricidade deve ser gerada de forma sustentável, ser fiável e estar disponível a qualquer momento", disse Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG. "Por este motivo, a estratégia adotada pela Schaeffler neste contexto, inclui não só a assinatura de contratos de fornecimento a longo prazo, como também o aumento da nossa própria capacidade de geração para cobrir até 2030 a quarta parte das necessidades energéticas da Schaeffler em todo o mundo com os nossos próprios recursos. O parque solar de Kammerstein é um passo importante nesta estratégia e em breve implementaremos medidas adicionais.”

Editor: Schaeffler Iberia
País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)