A Schaeffler associa-se com o produtor de hidrogénio Lhyfe

Acordo de associação entre a Schaeffler e a Lhyfe para o hidrogénio verde: (da esquerda para a direita) Pascal Louvet, Country Sales Manager Germany da Lhyfe GmbH; Stephan Ziegler, responsável da Plant Planning and Maintenance da Schaeffler; Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG; Dr. Kolja Andreas, Manager Technical Production Processes da fábrica de Herzogenaurach da Schaeffler; Dr. Stefan Gossens, Vice President Hydrogen Strategy da Schaeffler e Alexander Kageneck, Project Development Manager Green Hydrogen da Lhyfe. Foto: Schaeffler (Thomas Welker)

16-12-2022 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler coopera com o produtor francês de hidrogénio Lhyfe
  • O acordo inclui a construção e operação de uma instalação industrial de eletrólise em Herzogenaurach, Alemanha
  • Esta instalação, com uma capacidade de até 15 megawatts, constitui um passo importante para a produção neutra do ponto de vista climático até 2030
  • O acordo estabelece uma colaboração tecnológica com uma utilização exclusiva destinada às baterias (stacks) de eletrólise da Schaeffler.

O fornecedor dos setores automotivo e industrial, Schaeffler, assinou uma carta de intenções (LOI na sua sigla em inglês) com o produtor francês de hidrogénio Lhyfe, relativa à produção e compra de hidrogénio verde. A Lhyfe produz e fornece hidrogénio verde para aplicações industriais e de mobilidade. As instalações de produção permitem a preparação local e regional de hidrogénio verde em quantidades industriais. Assim, a Lhyfe irá construir e operar uma fábrica de eletrólise com uma capacidade de até 15 megawatts nas instalações da Schaeffler em Herzogenaurach, Alemanha. A partir de 2025, a instalação fornecerá à fábrica da Schaeffler em Herzogenaurach e a outros clientes regionais cerca de 3,7 toneladas diárias de hidrogénio verde. A Schaeffler espera que a transição para este vetor de energia renovável, combinada com o uso do calor residual procedente da de eletrólise como fonte de calor para a sua localização de Herzogenaurach, irá reduzir de forma considerável as suas emissões de CO2. Além disso, esta fábrica de eletrólise altamente eficiente irá fornecer hidrogénio verde a outras instalações da Schaeffler, assim como a clientes potenciais da zona em geral, como municípios e estações de serviço de hidrogénio. "A transição dos combustíveis fósseis para as energias renováveis é crucial para atingir o nosso objetivo de uma produção neutra para o clima até 2030", disse Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG.

"A transição dos combustíveis fósseis para as energias renováveis é crucial para alcançar o nosso objetivo de produção neutra para o clima até 2030", disse Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG. "Em Lhyfe, encontrámos um parceiro inovador com quem podemos satisfazer a longo prazo a procura de hidrogénio verde na nossa fábrica de Herzogenaurach. Este acordo coloca em evidência o compromisso estratégico da Schaeffler com a sustentabilidade e a tecnologia do hidrogénio.

Luc Graré, responsável de negócios da Lhyfe na Europa central e oriental, comentou: "Orgulhamo-nos de apoiar um gigante da indústria como a Schaeffler AG na sua transformação para uma produção ambientalmente neutra até 2030. O fornecimento rápido de hidrogénio verde continua a ser uma tarefa enorme. Os projetos de grande escala como os da Schaeffler demonstram que a tecnologia está preparada, trazem confiança e segurança no mercado e reforçam o interesse em novos investimentos".

Eletrolisadores para a produção a grande escala
O hidrogénio é uma das áreas de negócio estratégicas da Schaeffler e faz parte do Roadmap 2025 da empresa. Os eletrolisadores são constituídos por múltiplas placas bipolares metálicas colocadas uma em cima da outra para formar baterias (stacks). No interior de cada uma das baterias, é usada a eletricidade para causar uma reação química na qual a água (H2O) se divide nos seus componentes básicos, os gases oxigénio (O2) e hidrogénio (H2). O LOI prevê uma associação tecnológica sob a qual a Schaeffler fornecerá eletrolisadores de membrana eletrolítica de polímero (PEM, na sua sigla em inglês). "A Schaeffler fabrica baterias de eletrolisadores que são ideais para aplicações descentralizadas na produção de hidrogénio", declarou Florian Windisch, responsável da unidade de negócios estratégica do hidrogénio na divisão Industrial da Schaeffler. "Em consonância com a associação tecnológica com a Lhyfe, continuaremos a aprofundar estes conhecimentos técnicos e a desenvolvê-los para o nosso negócio na divisão Industrial. Esta colaboração demonstra que o mercado já nos vê como um parceiro preferencial para as soluções inovadoras de eletrolisadores. O CEO da Schaeffler, Klaus Rosenfeld, acrescentou: “A Schaeffler está no caminho certo no seu negócio de hidrogénio. Esta associação não só apoiará as nossas atividades relacionadas com a eletrólise e as células de combustível, como também promoverá o nosso novo centro de excelência para o hidrogénio em Herzogenaurach. Congratulo-me particularmente pelo facto de, além da joint venture com a Symbio, termos encontrado outro parceiro francês na Lhyfe para promover em conjunto o hidrogénio na Europa”.