Novas medidas estruturais na Schaeffler

08-11-2022 | Sant Just Desvern

• O Conselho de Administração decide medidas estruturais adicionais para enfrentar o excesso de capacidade e reduzir os custos fixos, em particular na divisão Automotive Technologies
  • Redução de 1.300 postos de trabalho em todo o mundo, incluindo cerca de 300 em locais fora da Alemanha.
  • Poupança potencial prevista de 100 milhões de euros anuais, que será alcançada em grande medida até finais de 2026
  • Implementação socialmente responsável com base no Acordo para o futuro
  • Reforço complementar das instalações alemães através de investimentos em tecnologias do futuro

Face às rápidas alterações no ambiente do mercado e à aceleração que se está a produzir na transição dentro do segmento de tecnologias de acionamento, o Comité Executivo da Schaeffler AG decidiu aplicar novas medidas de reestruturação destinadas principalmente a continuar a impulsionar a competitividade na divisão Automotive Technologies e a reduzir os custos fixos e o excesso de capacidade. Estas medidas estarão implementadas em grande parte até finais de 2026. Matthias Zink, CEO Automotive Technologies, disse a este respeito: "Estamos a entrar num ambiente onde já não é suficiente ser o líder tecnológico. Atualmente o fator crítico consiste em ter as estruturas de custos competitivas necessárias para continuar a acelerar o processo de transformação e garantir que a Schaeffler está totalmente equipada para a eletrificação dos acionamentos. Este objetivo, por sua vez, requer que reduzamos tanto a nossa base de custos como o excesso de capacidade.”

Poupança potencial de 100 milhões de euros anuais
A aceleração da transferência para a eletrificação no segmento das tecnologias de acionamento em automóveis comporta um excesso de capacidade nos produtos destinado a veículos com motores de combustão interna e, consequentemente, à necessidade de novos ajustes. Outro fator que impulsiona a necessidade de ajustes adicionais na Schaeffler é o facto de os fabricantes de veículos continuarem a reduzir os programas de desenvolvimento de automóveis com motores de combustão. Acrescente-se que a Schaeffler se comprometeu a maximizar a eficiência nas suas estruturas internas, tanto nas operações de produção como nas suas áreas centrais, para reduzir os custos fixos e tornar os processos internos o mais ágeis possível.

Como resultado, as alterações estruturais planeadas irão implicar um corte total de 1.300 postos de trabalho, sobretudo na unidade de negócio de Sistemas de motor e Sistemas de transmissão e na de Rolamentos na Automotive Technologies, assim como nas áreas centrais da empresa. Cerca de três quartos da redução de capacidade afetarão postos de trabalho na administração e nas áreas centrais no domínio de I+D para os motores de combustão interna, enquanto que o quarto restante será proveniente da produção. Os postos de trabalho serão reduzidos na Alemanha e no estrangeiro. Na Alemanha, as instalações abrangidas são principalmente Herzogenaurach, Bühl e Homburg. Um em cada quatro postos de trabalho perdidos ocorrerá em instalações fora da Alemanha. "As medidas decididas pelo Comité Executivo constituem um importante passo em frente para garantir o crescimento no futuro. O seu objetivo consiste em continuar a reforçar de forma sustentável a competitividade e a preparação para o futuro da Schaeffler e permitir-nos salvaguardar os postos de trabalho na Alemanha a longo prazo", disse Sascha Zaps, Regional CEO Europe. Prevê-se que as medidas gerem uma poupança anual que pode atingir os 100 milhões de euros. Estas decisões irão acarretar custos de transformação de cerca de 130 milhões de euros, que na sua maior parte se espera sejam identificados como uma provisão nas demonstrações financeiras no quarto trimestre de 2022.

Pacote de medidas com uma abordagem dupla
O mercado de rolamentos é altamente competitivo, pelo que os ajustes estruturais internos na produção de rolamentos em Herzogenaurach são inevitáveis. Em Herzogenaurach e Bühl, assim como em instalações no estrangeiro, a Schaeffler planeia adaptar as suas estruturas internas de I+D do motor de combustão interna às novas condições de mercado, o que implica um determinado grau de redução da equipa. E na unidade de negócio e-Mobility, a necessidade de continuar a melhorar a eficiência na área da construção de protótipos irá exigir alguns ajustes estruturais em Bühl e Herzogenaurach. Em Homburg, as medidas previstas concentram-se em garantir uma operação de produção competitiva, com um aumento da automatização combinado com estruturas e processos internos mais eficientes na produção, facto que comporta uma redução de postos de trabalho. Também está planeado o corte de alguns postos administrativos nos departamentos de áreas centrais do Grupo Schaeffler, principalmente em Herzogenaurach, com o objetivo de reduzir os custos fixos.

As instalações da Schaeffler em Ingolstadt e Morbach estão dedicadas exclusivamente à produção de componentes para veículos com motores de combustão interna, que têm vindo a ser afetados pela diminuição da procura. Ao longo dos próximos meses, serão desenvolvidas estratégias para essas instalações, em consulta com os representantes dos trabalhadores locais e com base nos processos de diálogo recentemente elaborados.

Ao mesmo tempo, a Schaeffler propõe-se reforçar as suas instalações alemãs afetadas pelas medidas de redução de capacidade através de investimentos em novas tecnologias. Em Herzogenaurach a empresa reforçará as suas atividades com hidrogénio e continuará a ampliar o centro de excelência do hidrogénio. Tudo isto, juntamente com as instalações do laboratório central que já está a ser construído no mesmo local. Também serão intensificadas as operações de desenvolvimento em Herzogenaurach para os sistemas e componentes de eletromobilidade. Além disso, Herzogenaurach irá evoluir para se converter na fábrica líder da empresa em tecnologia de conformação para rolamentos, e serão implementadas e desenvolvidas novas tecnologias de digitalização e automatização de forma contínua. Nas instalações de Bühl, a Schaeffler está a ampliar a sua produção e desenvolvimento em eletromobilidade, transformando assim estas instalações na sua fábrica líder global para a produção de motores elétricos. Será estabelecido um centro de competência para elementos rolantes em Homburg para a divisão Automotive Technologies. Para isso, a Schaeffler irá investir na digitalização e automatização.

Gunzenhausen vai converter-se numa fábrica de Automotive Aftermarket
Como parte do projeto destinado a preparar para o futuro as instalações alemãs da empresa, o Comité Executivo da Schaeffler AG também decidiu transferir a fábrica de Gunzenhausen para a divisão de Automotive Aftermarket. Uma parte substancial da produção deste local já se destina ao negócio da distribuição. Atualmente está a ser preparado um plano de conceito para adaptar a produção da fábrica aos requisitos da divisão de Automotive Aftermarket. A responsabilidade de fábrica será transferida gradualmente para Automotive Aftermarket a partir de 2024. Tanto a direção da fábrica como os representantes dos trabalhadores participarão intensamente no desenvolvimento do plano de conceito.

Responsabilidade social baseada no Acordo para o futuro
O pacote de medidas será implementado com o maior respeito pela responsabilidade social, com base no Acordo para o futuro com a IG Metall que foi concluído pelo Grupo Schaeffler em 2018. A empresa está presentemente empenhada num diálogo construtivo com os representantes dos trabalhadores com o intuito de implementar as medidas estruturais através de uma combinação variada de ferramentas e de evitar os despedimentos forçados. Serão também oferecidos programas de formação adicionais e iniciativas de desenvolvimento profissional aos trabalhadores. "Neste momento estamos concentrados em avançar rapidamente para desenvolver soluções detalhadas socialmente responsáveis, em consulta com os representantes dos trabalhadores, com o objetivo de esclarecer as coisas para todos os envolvidos o mais rapidamente possível", disse Corinna Schittenhelm, Chief Human Resources Officer da Schaeffler AG. "O nosso objetivo comum consiste em garantir que estas medidas sejam são implementadas de forma razoável e cuidadosamente respeitosa, para que possamos oferecer às nossas instalações a melhor base possível para o futuro.”

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.