A Schaeffler assegura o abastecimento a longo prazo de eletricidade solar

No futuro, a Schaeffler cobrirá 11% do seu consumo de eletricidade na Alemanha a partir da energia fotovoltaica. Foto: Schaeffler (Getty Images)

21-09-2022 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler fechou um acordo com a Statkraft Markets GmbH e 11% do seu consumo elétrico na Alemanha será de origem fotovoltaica
  • O contrato de compra e venda de energia terá uma duração de dez anos, a partir de 2023
  • Este acordo de fornecimento implica um passo importante na aposta para atingir uma produção climaticamente neutra em 2030

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automotivo e industrial, celebrou um acordo de compra de energia a longo prazo com a Statkraft Markets GmbH, um dos principais produtores internacionais de energia renovável. A partir de 2023, a Schaeffler receberá energia fotovoltaica da Statkraft. O volume a fornecer representa 11% do consumo total de eletricidade da Schaeffler na Alemanha, um passo crucial na aposta da empresa de alcançar a neutralidade climática completa nas suas operações de produção próprias (Âmbitos 1 e 2) até 2030. A Schaeffler operará também de forma climaticamente neutra na área da cadeia prévia de criação de valor (Âmbito 3), conseguindo assim a neutralidade climática total até 2040. A eletricidade fornecida equivale aproximadamente aos requisitos anuais da fábrica na sede central da Schaeffler AG na cidade de Herzogenaurach situada na região alemã de Franconia.

Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG, disse: “O contrato de fornecimento com a Statkraft constitui um marco para a Schaeffler. Demonstra que levamos a sério a sustentabilidade e que, fiéis ao lema " Green Makes the Difference" (O verde marca a diferença), estamos firmemente comprometidos com a consecução de um futuro melhor e mais sustentável. A Statkraft é uma empresa pioneira no campo das energias renováveis e revelar-se-á um parceiro fiável com o qual reduziremos as emissões de gases com efeito de estufa em toda a nossa rede de produção. O acordo de compra e venda de energia ilustra a nossa abordagem integral na área da sustentabilidade, ao mesmo tempo que assegura as futuras necessidades de energia verde das nossas fábricas alemãs a preços calculáveis".

"Estamos muito satisfeitos por contribuir para os objetivos de sustentabilidade da Schaeffler AG através deste contrato de compra e venda de energia verde", disse o Dr. Carsten Poppinga, Senior Vice President Trading & Origination da Statkraft. "O nosso negócio principal consiste em abastecer empresas industriais com soluções de energia verde de alta qualidade e adaptadas ao cliente. Além disso, os contratos de energia verde constituem uma verdadeira alternativa de cobertura em relação aos contratos de fornecimento de energias convencionais em épocas de preços energéticos elevados e muito voláteis".

Produção climaticamente neutra a partir de 2030
A Schaeffler presta especial atenção à sustentabilidade e está comprometida com o objetivo de 1,5 graus, definido pelo Acordo de Paris, uma missão essencial na qual, objetivos climáticos ambiciosos à escala da empresa, desempenharão um papel complementar indispensável. No seu propósito de alcançar a neutralidade climática nas operações internas de produção (Âmbitos 1 e 2) a partir de 2030, a Schaeffler recorre principalmente a medidas de redução e à utilização de energias renováveis, de modo a reduzir as suas emissões de produção em três quartos até 2025. Por exemplo, como parte do seu programa de eficiência energética, a partir de 2022 será conseguida uma poupança total de 47 gigawatts hora anuais.

Desde 2020 e 2021, respetivamente, todas as instalações de produção alemãs e todas as instalações de produção dentro da União Europeia, obtêm 100% da sua eletricidade de fontes de energia renováveis. Para 2024, todas as instalações a nível mundial adquirirão 100% da sua eletricidade de fontes de energia renovável. O projecto atual com a Statkraft vai ainda mais longe, uma vez que permite ao Grupo Schaeffler participar em novos contratos de compra e venda de energia que estão orientados para instalações de produção específicas para as energias renováveis.