Procurar termo

Assembleia geral anual da Schaeffler aprova a duplicação de dividendos

Da esquerda para a direita: Claus Bauer, CFO, Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e Presidente do Conselho de Supervisão e Klaus Rosenfeld, CEO.

21-04-2022 | Sant Just Desvern

• Dividendo de 50 cêntimos de euro por ação ordinária sem direito a voto
  • Sólido posicionamento da Schaeffler
  • A estratégia corporativa centra-se na sustentabilidade e na digitalização

Os acionistas da Schaeffler AG aprovaram o dividendo proposto pelo Comité Executivo na Assembleia geral anual de hoje, do fornecedor global dos setores automotivo e industrial. Participaram no evento virtual cerca de 410 acionistas. Os acionistas formularam as suas perguntas sobre a situação atual e o exercício de 2021 ao Comité Executivo.

O dividendo aumenta para 50 cêntimos do euro por ação ordinária sem direito a voto. O índice de distribuição foi de aproximadamente 44%, o que se situa no intervalo de variação de 30 a 50% em função dos lucros líquidos consolidados atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe antes de rubricas extraordinárias.

"Encerramos o exercício de 2021 com resultados sólidos, apesar de um ambiente muito exigente. Isto permite-nos, uma vez mais, voltar a pagar aos nossos acionistas um dividendo atrativo. O reforço estratégico consistente dos últimos anos posicionou-nos bem para enfrentar os desafios do futuro", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

Resultados sólidos do exercício de 2021 num ambiente volátil
No seu relatório, Klaus Rosenfeld comentou o desenvolvimento da empresa e os seus resultados durante o último exercício, assim como a força da sua posição como fornecedor integrado dos setores automotivo e industrial. Os resultados do Grupo Schaeffler foram impulsionados pelo desempenho encorajador da divisão Automotive Technologies, que cresceu 4% mais rápido do que a produção mundial de automóveis de passageiros e de veículos comerciais ligeiros. Além disso, a divisão Automotive Aftermarket beneficiou de um forte crescimento do volume de negócios e de um aumento da procura de mobilidade individual. Os resultados gerais encorajadores também podem ser atribuídos ao posicionamento diversificado do Grupo Schaeffler e, em particular, aos sólidos resultados obtidos pela sua divisão Industrial, que reportou taxas de crescimento de dois dígitos em todas as regiões em 2021, contribuindo desta forma para os bons resultados globais da empresa. O nosso posicionamento diversificado fomentou uma vez mais um forte cash flow disponível num exercício marcado pela volatilidade.

Posicionamento forte, continua a execução da estratégia
"Este ano 2022 será difícil. Operamos num ambiente muito volátil. Estamos muito preocupados com a guerra na Ucrânia. Ao mesmo tempo, tal como muitas outras empresas, somos afetados pelo aumento dos preços dos materiais, dos custos da energia, dos transportes e logística, e pela crescente fragilidade das cadeias de fornecimento globais", afirmou Klaus Rosenfeld. "Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para minimizar, na medida do possível, o impacto no Grupo Schaeffler. Apesar dos desafios e incertezas globais, continuaremos a executar sistematicamente a nossa estratégia, confiando nos nossos pontos fortes como grupo tecnológico integrado.”

A estratégia corporativa centra-se na sustentabilidade e na digitalização
Na execução da estratégia corporativa, as questões-chave da sustentabilidade e da digitalização são de importância primordial em todas as áreas da empresa. Em Outubro de 2021 e após uma preparação exaustiva, a empresa propôs-se o objetivo de se tornar climaticamente neutra até 2040. Desde então, foi posto em prática um plano claro, com marcos e objetivos intermédios quantificáveis para os diferentes anos.

Um exemplo notável da tecnologia sustentável da Schaeffler é a estratégia de melhoria contínua da divisão Automotive Technologies. Graças à sua vasta experiência e aos seus conhecimentos especializados de fabrico e a correspondente integração vertical, comercializa unidades de acionamento para veículos elétricos destinadas a uma ampla gama de aplicações, com as quais influencia de forma determinante na mobilidade livre de CO2.

A digitalização desempenha um papel cada vez mais destacado na divisão Automotive Aftermarket. Nos últimos anos, toda a cadeia de criação de valor foi digitalizada até às oficinas de reparação. Atualmente, a divisão aproveita esta base para oferecer um amplo e expansivo programa de produtos no campo do serviço digital.

A divisão Industrial tem propiciado sistematicamente o crescimento da robótica ao longo do último ano. Graças ao desenvolvimento de um redutor de precisão para robôs ligeiros e cobots, a divisão consegue facilitar a produção automática de grandes volumes com a máxima eficiência e qualidade. Com a aquisição da Melior Motion e a correspondente ampliação do programa de produtos até abarcar robôs maiores e mais pesados, o Grupo Schaeffler ganhou acesso a novos segmentos de mercado.

Outro exemplo da força do Grupo Schaeffler e da sua ampla capacidade de produção é a própria unidade de maquinaria especial do Grupo. Durante mais de 60 anos que esta unidade fabricou com sucesso equipamentos de produção para a empresa e as suas divisões e regiões. Como parte da melhoria contínua do Grupo, a Schaeffler tem previsto abrir cada vez mais este negócio a clientes industriais externos, e a posicionar a unidade de maquinaria especial de forma mais independente dentro do Grupo Schaeffler.

"Um espírito pioneiro e a adaptabilidade são as bases do sucesso do Grupo Schaeffler, mesmo 75 anos após a sua constituição. Moldar ativamente a mudança e aproveitar as oportunidades que gera é um dos nossos pontos fortes essenciais. O diálogo construtivo com os diferentes representantes dos mercados de capitais é muito importante para nós", disse o acionista familiar e Presidente do Conselho de Supervisão, Georg F. W. Schaeffler.

O registo das votações e o relatório apresentado pelo Presidente do Conselho de Supervisão e CEO na Assembleia geral anual celebrada na data de hoje, estarão disponíveis brevemente em www.schaeffler.com/agm

Poderá consultar o balanço anual neste link: www.schaeffler-annual-report.com

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome.

País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)