Procurar termo

A Schaeffler e a Siemens colaboram no diagnóstico inteligente dos sistemas de acionamento

A colaboração entre a Siemens e a Schaeffler combina a plataforma IIoT Sidrive IQ da Siemens com as décadas de experiência e competência especializada da Schaeffler no design, no fabrico e na manutenção de rolamentos. (Imagem: Siemens)

11-05-2021 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler avança, conjuntamente com a Siemens Large Drives Applications, na digitalização da indústria centrando-se nas vantagens para os clientes
  • O serviço digital para o diagnóstico automático de rolamentos da Schaeffler está agora integrado na plataforma IIot Sidrive IQ da Siemens
  • Os resultados da análise do estado dos rolamentos, como parte do estado de saúde geral dos motores, permitem tomar decisões fundamentadas sobre o funcionamento e a manutenção para reduzir as paragens não programadas

Os motores elétricos impulsionam os nossos principais processos industriais, e o rolamento é o componente mecânico central. Os rolamentos suportam todas as cargas e esforços que ocorrem num motor elétrico. Portanto, o diagnóstico dos rolamentos fornece um indicador crucial do estado geral e da fiabilidade de um motor. Além de desenvolver um portfólio de soluções de Condition Monitoring para operadores, o fornecedor dos setores automóvel e industrial Schaeffler também trabalha com clientes OEM como a Siemens em ofertas conjuntas para aumentar a disponibilidade de máquinas e equipamentos.

"Esta parceria entre a Schaeffler e a Siemens é fundamentada numa base sólida de conhecimentos dos produtos e em competências específicas. Ambas as empresas estão a desempenhar um papel fundamental no impulso da digitalização na indústria, centrando-se plenamente nas vantagens para os clientes", acrescentou o Dr. Stefan Spindler, CEO Industrial da Schaeffler AG.

Serviços perfeitamente integrados numa plataforma
A colaboração entre a Siemens e a Schaeffler combina a Sidrive IQ, plataforma digital para a Internet Industrial das Coisas (IIoT) e para os sistemas e soluções de acionamento da Siemens, com as décadas de experiência e competência especializada da Schaeffler no design, no fabrico e na manutenção de rolamentos. A Sidrive IQ integra uma série de funcionalidades numa solução fluida e melhora os sistemas de acionamento com análises baseadas na inteligência artificial e nos conteúdos digitais. Para o cliente, isto significa que poderá tomar as melhores decisões em termos de funcionamento e manutenção, bem como em relação às medidas de manutenção a aplicar nos sistemas de acionamento.

Novas dimensões de colaboração na IoT industrial
A integração do serviço de análise da Schaeffler para o diagnóstico automático de rolamentos na Sidrive IQ permite determinar o estado dos rolamentos com maior clareza e precisão. "Esta colaboração, aliada à troca automática de dados de diagnóstico baseados em algoritmos, é uma das primeiras deste tipo na IoT industrial. É um grande exemplo de uma nova dimensão de colaboração entre empresas tecnológicas consolidadas", afirmou Hermann Kleinod, CEO da Siemens Large Drives Applications.

Com a ajuda de conhecimentos bem fundamentados e informações específicas, os operadores podem decidir rapidamente se o sistema de acionamento pode permanecer em operação ou se, em caso de danos iminentes, o rolamento deve ser substituído imediatamente ou pode esperar até ao próximo intervalo de manutenção. Isto reduz os esforços e os custos de manutenção e, o que é mais importante, permite evitar as dispendiosas paragens não programadas.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é um grupo tecnológico mundial que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, fiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. Presente em todo o mundo, a empresa foca-se em infraestruturas inteligentes para edifícios e sistemas de energia distribuída, bem como na automatização e digitalização nas indústrias de transformação e fabrico. A Siemens une o mundo digital ao mundo físico para beneficiar os clientes e a sociedade. Através da Mobility, fornecedor líder de soluções inteligentes de mobilidade para o transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens está a ajudar a moldar o mercado mundial de serviços de transporte de passageiros e mercadorias. Através da sua participação maioritária na Siemens Healthineers, empresa cotada em bolsa, a Siemens é também um fornecedor líder mundial de tecnologia médica e serviços digitais de saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na empresa Siemens Energy, líder mundial na produção e transmissão de energia elétrica, que cota em bolsa desde 28 de setembro de 2020.

No exercício fiscal de 2020, findo a 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou um volume de negócios de 55.300 milhões de euros e um rendimento líquido de 4.200 milhões de euros. A 30 de setembro de 2020, a empresa contava com um quadro de 293.000 colaboradores em todo o mundo. Encontrará mais informações na Internet em www.siemens.com.

A Siemens Large Drives Applications (LDA) desenvolve e produz sistemas de acionamento elétrico de grande potência para as gamas de média e alta tensão: motores elétricos, conversores e geradores. A LDA é uma das sociedades de carteira da Siemens. Estas unidades de negócio descentralizadas são ágeis e flexíveis e caraterizam-se por rápidos tempos de decisão e resposta. Isto permite-lhes ser mais competitivas nos seus respetivos mercados com um maior foco nos seus clientes das diferentes indústriasA Siemens Large Drives Applications (LDA) desenvolve e produz sistemas de acionamento elétrico de grande potência para as gamas de média e alta tensão: motores elétricos, conversores e geradores. A LDA é uma das sociedades de carteira da Siemens. Estas unidades de negócio descentralizadas são ágeis e flexíveis e caraterizam-se por rápidos tempos de decisão e resposta. Isto permite-lhes ser mais competitivas nos seus respetivos mercados com um maior foco nos seus clientes das diferentes indústrias

País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)