Procurar termo

Schaeffler na EMO 2021 O DuraSense da Schaeffler foi atualizado com novas funções

O Schaeffler DuraSense é a primeira solução de Condition Monitoring do mundo para guias lineares. A unidade eletrónica de avaliação lê e monitoriza os parâmetros da lubrificação nas guias lineares ligadas. O sistema agora integra também uma interface que oferece aos clientes acesso aos dados brutos provenientes dos sensores de vibrações.

05-10-2021 | Sant Just Desvern

• Deteção de danos nos carros-guia desde a colocação em funcionamento inicial da instalação
  • A Schaeffler disponibiliza dados brutos para a monitorização do estado das máquinas
  • O Schaeffler DuraSense agora também como dispositivo de reequipamento

O Schaeffler DuraSense é a primeira solução de Condition Monitoring do mundo para guias lineares. O DuraSense é um equipamento opcional que oferece muitas vantagens, tais como menores custos de produção para os fabricantes de máquinas e uma redução dos custos operacionais e um aumento da disponibilidade para os utilizadores das máquinas. Pode ser aplicado, por exemplo, para monitorizar e avaliar a relubrificação manual, fornecendo uma alternativa rentável à instalação de um dispendioso sistema central de lubrificação. Nas configurações que já dispõem de um sistema central de lubrificação, o DuraSense pode ser utilizado para a deteção precoce de todo o tipo de falhas que possam provocar uma lubrificação insuficiente ou inadequada. Deste modo, previne tanto a falta como o excesso de lubrificante. A diminuição dos intervalos entre os ciclos de lubrificação indica que ocorreu um desgaste ou que os componentes em questão estão perto do fim da sua vida útil.

O Schaeffler DuraSense garante que a lubrificação seja sempre aplicada com base nas necessidades, reduzindo assim o consumo de lubrificante em até 30%. Oferece muitas vantagens, nomeadamente para máquinas que utilizam lubrificantes refrigeradores, uma vez que reduz significativamente os custos subsequentes de separação do óleo.

Na prática, as aplicações mostram que o DuraSense também é capaz de detetar de forma fiável falhas de montagem e danos na montagem do carro-guia, até mesmo antes da entrada em funcionamento da instalação. Consequentemente, o DuraSense pode evitar atrasos e reparações dispendiosas aos fabricantes durante a colocação em funcionamento de máquinas nas instalações dos seus clientes. Entre as funcionalidades adicionais previstas está a capacidade de utilizar os dados gerados pelo DuraSense para detetar diversos tipos de danos nas guias lineares, como pitting e danos causados por partículas estranhas submetidas à passagem dos elementos rolantes.

Interface do utilizador para dados brutos já disponível
Além das funções principais do DuraSense citadas acima, a Schaeffler agora inclui uma interface que os seus clientes podem utilizar para aceder aos dados brutos dos sensores de vibrações. Esta funcionalidade atende aos pedidos dos clientes, já que muitos fabricantes desejam tirar partido do potencial do sistema DuraSense como ferramenta de monitorização do estado das máquinas. Um desses clientes é Andritz Kaiser, fabricante líder de prensas de estampagem automáticas. O responsável de desenvolvimento de produtos, Paolo Matassoni, fez a seguinte avaliação: "A posição dos sensores é ideal para uma análise do estado da máquina com base nos dados, uma vez que se encontram na interface entre as peças móveis e estáticas. Utilizamos o DuraSense no nosso último modelo de máquina, a Top Line 2000. Agora temos apenas de converter os dados recolhidos para uma linguagem de fácil compreensão."

O Schaeffler DuraSense como dispositivo de reequipamento
A Schaeffler também oferece um dispositivo de reequipamento DuraSense para as inúmeras fábricas e máquinas que estão em operação há anos na indústria transformadora. Quando chegar a hora de substituir os carros-guia dos sistemas, os clientes receberão unidades novas com sensores integrados. No entanto, os carros-guia que foram pouco utilizados e que, portanto, ainda não precisam de ser substituídos, podem ser atualizados com a instalação de sensores utilizando o novo dispositivo de reequipamento. Este dispositivo também é uma opção ideal para os utilizadores que desejam testar o sistema DuraSense e aprender como funciona.

Poderão visitar a Schaeffler na EMO 2021, no stand E47 do pavilhão 3.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.
País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)