Procurar termo

Schaeffler na EMO 2021 Sistema de medição angular incremental faz parte do portfólio de produtos de rolamentos para veios rotativos

A quinta-essência da mecatrónica: sistema de medição angular integrado nos rolamentos para veios rotativos YRTC. Disponível nas variantes absoluta e incremental.

06-10-2021 | Sant Just Desvern

• Sistema de medição angular totalmente integrado nos rolamentos para mesas rotativas
  • Agora disponível em duas variantes, absoluta e incremental
  • A interface analógica admite a transmissão de dados através de uma junta rotativa elétrica

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automóvel e industrial, é um dos principais fornecedores de rolamentos e motores rotativos (binário) para veios acionados e mesas rotativas. O longo predomínio da empresa neste segmento é prova da sua vasta e bem diferenciada gama de produtos combináveis de forma flexível, que oferece aos fabricantes uma maneira económica de desenvolver mesas rotativas e veios rotativos com as suas próprias propostas únicas de valor (UPS). O portfólio de produtos de veios rotativos inclui há muito tempo uma opção com o sistema de medição angular absoluto AMOSIN®. A inclusão do sistema de medição angular incremental AMOSIN® preenche agora uma lacuna, oferecendo uma solução para aplicações em que a medição angular absoluta é desnecessária ou impossível.

Uma solução integrada no rolamento com inúmeras vantagens
O componente da escala dimensional do sistema de medição angular AMOSIN® está fixado no anel interior do rolamento, e a cabeça de medição está fixada no anel exterior. Esta execução significa que os clientes não precisam de fazer nenhum investimento adicional em engenharia ao adaptar o sistema de medição à configuração existente. A integração da escala dimensional no anel interior do rolamento garante uma ótima precisão da concentricidade radial e minimiza a inclinação da escala dimensional quando o veio é submetido a cargas mecânicas. Do mesmo modo, a integração do sistema de medição no rolamento também garante a máxima precisão de medição. Noutros sistemas de medição aplicados fora do rolamento, a inclinação do veio tem um impacto negativo na medição, o que muitas vezes exige ajustes de compensação complexos.

Dado que o sistema de medição AMOSIN® está completamente integrado no rolamento para mesas rotativas, elimina-se também a necessidade de ajustar a folga entre a escala dimensional e a cabeça de medição. As tolerâncias de fabrico foram ajustadas em consonância. Além disso, o sistema de medição está protegido contra substâncias contaminantes (nomeadamente contra lubrificantes) e tem uma boa resistência aos campos magnéticos gerados pelos acionamentos diretos.

Transmissão de dados fiável em configurações de veios combinados
O sistema de medição angular incremental é equipado com uma interface de dados analógica 1Vss convencional e, portanto, admite também aplicações onde o sinal de posicionamento deve ser transmitido através de um segundo veio rotativo utilizando uma junta rotativa elétrica. A vantagem deste método é que a tensão analógica dos sinais de saída incrementais sinusoidais garante uma transmissão fiável, também através das juntas rotativas elétricas, e portanto o posicionamento fiável dos veios.

Alternativa ao sistema de medição angular absoluto
O sistema incremental possui marcas de referência codificadas por distância. Assim, embora a unidade de comando precise de efetuar uma execução de referência ao entrar em funcionamento pela primeira vez, esta execução é muito breve, já que o scanner precisa apenas de passar pelas duas marcas de referência. Uma vez concluída a execução de referência, a posição angular absoluta é conhecida e a maquinação pode ser iniciada. Na prática, este passo adicional não representa nenhum problema, já que a execução de referência pode ser realizada em simultâneo com qualquer outro processo que não seja de maquinação, como por exemplo uma operação de lubrificação.

Simbiose entre o rolamento e o sistema de medição
A Schaeffler equipa os seus rolamentos para veios rotativos da série YRTC com o sistema de medição angular incremental AMOSIN®. Os rolamentos YRTCMI (MI, nas suas siglas em inglês = sistema de medição incremental) são rolamentos axiais e radiais que se caraterizam por uma rigidez muito elevada e um momento de fricção baixo e uniforme. Além disso, contam também com uma excelente precisão de concentricidade axial e radial. Graças a esta combinação de propriedades, os rolamentos YRTCMI são especialmente adequados para a utilização em fresadoras de engrenagens e em veios flutuantes e veios de posicionamento submetidos a grandes cargas nas aplicações de maquinação de ultraprecisão.

Fonte: AMOSIN® é uma marca comercial propriedade da AMO GmbH.

Poderão visitar a Schaeffler na EMO 2021, no stand E47 do pavilhão 3.

País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)