IAA Mobility 2021 A Schaeffler apresenta mobilidade sustentável

A sustentabilidade está no ADN da Schaeffler e faz parte do seu Roadmap 2025.

08-09-2021 | Sant Just Desvern

• Na IAA Mobility (pavilhão B3, stand A80), a Schaeffler demonstra como se pode desenhar a mobilidade sustentável
  • A Schaeffler apresenta as suas inovações na área da e-Mobilidade, como os sistemas de eixo elétrico 3 em 1po, a gestão térmica e a eletrónica de potência de 800 V
  • O chassis rolante da Schaeffler como conceito inovador de mobilidade para espaços urbanos
  • A tecnologia do hidrogénio como chave para um futuro neutro em termos de CO2

A Schaeffler, o fornecedor dos setores automotivo e industrial, apresenta a sua visão da mobilidade sustentável na IAA Mobility 2021 sob o lema "On Track to Sustainable Mobility” (no caminho para a mobilidade sustentável). Em conjunto com inovações de produtos como os seus sistemas de eixo elétricos 3 em 1, a tecnologia de gestão térmica e a eletrónica de potência de 800 volts, a empresa apresenta um chassis rolante modular para soluções de mobilidade urbana completamente novas. A apresentação também inclui portadores de energia alternativos, como o hidrogénio para aplicações estacionárias e móveis. "Na Schaeffler levamos muito a sério as responsabilidades ambientais e sociais. A sustentabilidade está no nosso ADN e faz parte do nosso Roadmap 2025", comentou Klaus Rosenfeld, CEO do Grupo. "Ao aproveitar as nossas tecnologias inovadoras nos campos de acionamento, chassis e mobilidade alternativa, assim como a nossa compreensão integral da cadeia energética, estamos a realizar uma contribuição importante para a realização dos objetivos climáticos a nível mundial. Ao fazê-lo, somos pioneiros no movimento sustentável para avançar na forma como o mundo se move”.

As inovações da Schaeffler no campo da e-Mobilidade
A Schaeffler considera que a transformação que está a ocorrer na indústria automotiva é uma grande oportunidade. "A tendência para os conceitos de e-Mobilidade e a mobilidade alternativa é um motor importante de inovação para os nossos produtos e modelos de negócio", disse Matthias Zink, CEO Automotive Technologies na Schaeffler. "Estamos a construir a nossa posição como parceiro tecnológico preferido dos nossos clientes, tirando partido da nossa experiência em componentes e sistemas para desenvolver soluções inovadoras e adaptadas às suas especificações com o objetivo de moldar esta transformação”.

A Schaeffler já é um ator importante no setor da e-Mobilidade, com numerosas nomeações como fornecedor líder de soluções de acionamento elétrico. Entre as inovações da Schaeffler a apresentar na feira IAA Mobility encontra-se um sistema de eletrónica de potência de 800 volts para aplicações de eixos elétricos em veículos de alto desempenho, tais como automóveis desportivos e veículos todo-o-terreno. O novo fornecimento de potência a bordo de 800 volts da Schaeffler utiliza a tecnologia mais avançada de semicondutores de carboneto de silício, que possibilita uma eficiência superior a 99% e aumenta significativamente a autonomia geral dos veículos elétricos. Além disso, a Schaeffler apresenta o seu eixo elétrico 3 em 1, que combina o motor elétrico, a transmissão e a eletrónica de potência num único sistema. A apresentação também inclui o sistema de gestão térmica integrada da Schaeffler, que melhora ainda mais a eficiência e proporciona um aumento significativo da autonomia do veículo elétrico.

O "chassis rolante" da Schaeffler e a tecnologia do hidrogénio
A Schaeffler também apresenta o seu chassis rolante, uma solução modular para os desafios da mobilidade urbana. A plataforma versátil e escalável para novas soluções de mobilidade sem condutor é uma demonstração da vasta gama de tecnologias de mobilidade da Schaeffler, apresentando uma arquitetura flexível que inclui várias opções de Steer-by-wire e acionamento. Os visitantes do stand da Schaeffler na feira também poderão ver o sistema Free Drive, uma tecnologia 'bike-by-wire' para bicicletas elétricas que dispensa a habitual ligação mecânica entre a manivela e a roda, gerando assim uma nova sensação de pedalada de configuração livre.

Como fornecedor dos setores automotivo e industrial, a Schaeffler considera que a tecnologia do hidrogénio é crucial para atingir um futuro neutro em emissões de CO2. Para isso será necessário aproveitar as sinergias ao longo de toda a cadeia energética do hidrogénio, desde a geração de eletricidade renovável, a utilização desta eletricidade para gerar hidrogénio verde através da eletrólise, até à utilização do hidrogénio verde como fonte de energia. A apresentação da Schaeffler na feira IAA Mobility inclui uma célula de combustível de hidrogénio empilhada composta por placas bipolares metálicas, fabricadas através de processos de conformação de alta precisão e revestimento com película fina da Schaeffler.