Procurar termo

Schaeffler: saída da Fórmula E, entrada para a DTM totalmente elétrica

Despedida com uma vitória: Lucas di Grassi ganhou mais uma vez a final de Berlim.

03-09-2021 | Sant Just Desvern

• O membro fundador Schaeffler despediu-se da Fórmula E com a equipa Audi Sport ABT Schaeffler como a equipa de maior sucesso
  • Dois títulos ganhos e 47 troféus são a prova do compromisso de sucesso como parceiro tecnológico
  • A Schaeffler desenvolve agora um sistema de acionamento para o futuro da DTM totalmente elétrico
  • Os conhecimentos adquiridos no desporto automóvel são diretamente transferidos para o desenvolvimento de inovadoras soluções de produção no setor da mobilidade elétrica

Com a última corrida em Berlim, a equipa Audi Sport ABT Schaeffler despediu-se da Fórmula E. Para a Schaeffler terminou uma etapa de grande sucesso no circuito de corridas, onde a empresa teve um papel fundamental na sua definição como pioneira desde o primeiro dia. Lucas di Grassi celebrou outra vitória na E-Prix de Berlim no sábado, a sua 12ª vitória e a 14ª para a equipa. No domingo, o brasileiro terminou na 20ª posição. O seu companheiro de equipa René Rast terminou em 9º lugar em ambas as corridas. Desde 2014, a equipa da Audi Sport ABT Schaeffler participou num total de 84 corridas de Fórmula E. Durante este tempo, a Schaeffler demonstrou de forma impressionante os seus conhecimentos especializados na eletrificação de acionamentos ao mais alto nível competitivo. O conceito inovador, centrado sistematicamente na sustentabilidade dos desportos de motor com automóveis de corrida totalmente elétricos, em circuitos especiais localizados no coração das grandes cidades, foi perfeitamente adaptado para uma das estratégias centrais da empresa: moldar a mobilidade elétrica através de componentes e sistemas inovadores.

Agora, como parceiro de série e inovação da DTM, a Schaeffler revoluciona o campeonato de carros de turismo mais importante do mundo e desenvolve um conceito de automóvel totalmente elétrico com quase 1.200 cavalos, vetorização de binário (torque vectoring) e tecnologia Space Drive Steer-by-wire. "O desporto automóvel tem sido e continua a ser um elemento chave do ADN da Schaeffler", disse Matthias Zink, CEO da Automotive Technologies na Schaeffler AG. "A nossa participação na Fórmula E e agora na DTM demonstra o nosso espírito pioneiro e força inovadora, e sublinha a nossa pretensão de moldar o progresso que nos permite avançar. Agradecemos à Audi Sport, ABT Sportsline e a todos os parceiros desta colaboração na Fórmula E que foi tão bem sucedida. Um agradecimento especial aos nossos pilotos, tanto aos atuais como aos antigos, Lucas di Grassi, René Rast e Daniel Abt, pelo seu tremendo empenho pessoal"

Primeiro sistema de acionamento Schaeffler para as corridas de Fórmula E
Em colaboração com a ABT Sportsline, a Schaeffler desenvolveu, pela primeira vez na história da empresa, um sistema de acionamento exclusivo para corridas. O acionamento da Fórmula E continuava a ser o núcleo do carro de corrida monolugar aberto da Audi Sport ABT Schaeffler, mesmo quando a Audi, o parceiro tecnológico da Schaeffler, intensificou o seu compromisso com a equipa através de uma participação apoiada pela fábrica a partir da temporada 2017/2018. Em colaboração com a marca premium, o sistema foi aperfeiçoado a nível interno e foi utilizado com sucesso até à sétima temporada. Depois de Lucas di Grassi ter vencido o título de pilotos em 2016/2017, a Audi Sport ABT Schaeffler ganhou a classificação por equipas em 2017/2018. Com um histórico que conta com 47 troféus, a equipa é atualmente a mais bem sucedida na Fórmula E, e Lucas di Grassi é o piloto com mais sucesso no campeonato em termos de pódios conseguidos (35).

O laboratório de testes do desporto automóvel: desde o circuito de corridas até à produção
A Schaeffler, como empresa pioneira na mobilidade elétrica, reconheceu desde cedo o potencial de participar na Fórmula E. Desde 2014 até à data, os acionamentos híbridos e totalmente elétricos converteram-se numa verdadeira alternativa, nova e sustentável, no setor automóvel. A Schaeffler aproveitou a sua participação na Fórmula E de diferentes formas. Atualmente, a Compact Dynamics, o fornecedor do primeiro motor de Fórmula E, é uma filial da Schaeffler e uma fábrica de alta tecnologia para motores elétricos compactos e potentes. Nos dias de hoje, os engenheiros da Schaeffler utilizam os resultados obtidos ao executar componentes eletrónicos de potência complexos nas exigentes especificações de consumo energético da Fórmula E para desenhar a produção em série da empresa. O mesmo pode dizer-se da experiência na gestão térmica. O Dr. Jochen Schröder, responsável da unidade de negócio de e-Mobility, disse: "O desporto automóvel não é um fim em si mesmo para a Schaeffler. Para nós, cada participação significou um avanço no desenvolvimento da produção em série. No desporto automóvel é preciso ser eficiente e criativo, pensar de forma pouco convencional e procurar sempre a próxima inovação, o que significa ser um pioneiro."

Tecnologias para a DTM eletrificada do amanhã
A Schaeffler concentra agora a sua participação no desporto automóvel no futuro totalmente elétrico da DTM. Como parceiro de produção em série e inovação do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (Deutsche Tourenwagen-Masters, DTM), a Schaeffler e a organização central, ITR (Internationale Tourenwagen Rennen e.V.), apresentaram no circuito do outono de 2020 um carro de demonstração inicial muito comentado. A partir de 2023 é possível que a DTM sejam circuitos totalmente elétricos. A Schaeffler desenvolve os sistemas de acionamento elétrico para os novos carros de corrida totalmente elétricos, previstos para este campeonato. O carro de desenvolvimento está equipado com tecnologia Space Drive Steer-by-wire, comprovada em corridas, bem como com um sistema de controlo integrado da dinâmica de condução que aciona os quatro motores. Na sua função de empresa de suporte de desenvolvimento para a DTM elétrica, foram previstas aparições no programa-quadro da DTM previsto para 2021.

Editor: Schaeffler iberia S.L.U.
País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)