Procurar termo

A Schaeffler une-se à rede de inovação ARENA 2036

Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG (centro) encerrou a colaboração com (da esquerda para a direita) Roberto Henkel, responsável de Digitalization and Operations IT da Schaeffler, o Prof. Dr. Thomas Bauernhansl, diretor da Fraunhofer IPA, Peter Fröschle, CEO do ARENA 2036 e Thomas Krämer, responsável de Advanced Production Technology da Schaeffler. (Todos os participantes tiveram resultados negativos em testes avançados para COVID-19)

02-09-2021 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler acelera o desenvolvimento de tecnologias de produção de vanguarda
  • A rede com mais 40 parceiros dos setores industrial e científico
  • A digitalização é o caminho para a produção semi autónoma

A Schaeffler juntou-se ao campus de investigação ARENA 2036 em Estugarda, Alemanha, com o objetivo de desenvolver em equipa tecnologias de produção pioneiras com parceiros dos setores industrial e científico. As associações deste tipo constituem um elemento vital no quadro estratégico “Roadmap 2025” do fornecedor dos setores automóvel e industrial. “A excelência na produção foi sempre a pedra angular do nosso negócio. Graças a ela podemos introduzir inovações altamente promissoras no mercado, com rapidez, à escala e com a máxima qualidade", disse Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG. “Agora, com o intercâmbio de ideias, a trabalhar num ambiente ágil e a participar num diálogo estreito com outros líderes, podemos desenvolver conjuntamente inovações nas tecnologias de produção e trazê-las rapidamente para as nossas instalações de produção. Esta nova associação vai permitir-nos implementar a nossa capacidade de produção e preparar o caminho para um futuro limpo e sustentável.”

O ARENA 2036 é uma plataforma de investigação colaborativa que congrega mais de 40 universidades, instituições de investigação e empresas. Está localizada no campus da Universidade de Estugarda, Alemanha, onde os parceiros trabalham em conjunto numas instalações flexíveis de produção que funcionam como um espaço aberto de criação em comum. A plataforma é composta por toda uma gama de projetos em curso, com o objetivo de desenvolver e dirigir as tecnologias de produção do amanhã. O foco de investigação é amplo e inclui processos adaptativos de produção, além de várias abordagens para digitalizar a produção, como os gémeos virtuais, 5G, a inteligência artificial e os big data.

Comercialização mais rápida das inovações
Para facilitar um diálogo estreito com os seus parceiros da rede, a Schaeffler designará pelo menos dois colaboradores para a sede do ARENA 2036, embora o número exato num dado momento possa variar dependendo dos requisitos dos projetos. O "ARENA 2036 é uma oportunidade para trabalhar com outras empresas, start-ups e instituições de investigação para avaliar e implementar inovações potenciais de forma rápida e eficaz", disse Thomas Krämer, responsável chefe de Advanced Production Technology da Schaeffler. “Podemos aproveitar os recursos disponíveis nas unidades de produção e beneficiar dos conhecimentos diretos ao colaborar em rede com outros parceiros no mesmo local. De momento estamos focados em aproveitar estas condições para projetos piloto sobre conceitos de segurança inteligente, soluções de manipulação flexível e redes de máquinas inteligentes." A digitalização em particular é uma peça-chave da estratégia da Schaeffler para melhorar a eficácia dos seus processos. Inspirada pela perspetiva das fábricas digitalizadas sustentáveis do amanhã, a Schaeffler propôs-se integrar digitalmente as suas máquinas e instalações de produção, além de oferecer aos seus colaboradores acesso a sistemas de TI de última geração, incluindo às ferramentas digitais de colaboração e comunicação necessárias para uma rede ágil e eficiente. "O ARENA 2036 complementa perfeitamente os projetos e iniciativas que desenvolvemos nas nossas próprias fábricas", explicou Roberto Henkel, responsável de Digitalization and Operations IT da Schaeffler. “A digitalização da produção oferece múltiplas oportunidades para estimular a eficiência e agilidade das nossas fábricas e conseguir assim que a nossa excelência produtiva atinja níveis nunca antes vistos.”

A associação com o ARENA 2036 é uma das muitas iniciativas em que a Schaeffler colabora com instituições de pesquisa, start-ups e outras empresas inovadoras. Por exemplo, em março deste ano o fornecedor dos setores automóvel e industrial converteu-se um parceiro âncora da STARTUP AUTOBAHN, que também faz parte do ARENA 2036. A Schaeffler é membro do ecossistema de parceiros Plug and Play desde 2018 e já em 2017 estabeleceu um escritório em Silicon Valley para facilitar a procura e a externalização de tecnologias. A empresa também está envolvida em colaborações de alto nível com as universidades líderes de todo o mundo através do programa SHARE.

País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)