Procurar termo

Space Drive: o sistema steer-by-wire revoluciona o DTM

O sistema Space Drive é uma tecnologia chave para a condução autónoma e já demonstrou a sua eficiência em mais de mil milhões de quilómetros percorridos

20-06-2021 | Sant Just Desvern

• Audi, BMW, Mercedes-AMG: A tecnologia Space Drive steer-by-wire é instalada em três carros de corrida do DTM
  • Matthias Zink: “A utilização da tecnologia em condições extremas demonstra a sua maturidade e aproxima o desenvolvimento da produção em larga escala”.
  • Condução sem coluna de direção: O Space Drive é uma tecnologia chave para a condução autónoma

O início da temporada 2021 do DTM tuvo lugar em Monza, Itália. A Schaeffler, fornecedor líder dos setores automotivo e industrial, é o "Parceiro de produção em série e inovação" oficial da série de corridas e levará a tecnologia Space Drive steer-by-wire para a grelha de partida em três carros DTM de diferentes fabricantes automóveis alemães: no Audi R8 LMS GT3 pilotado pela embaixadora da marca Schaeffler Sophia Flörsch, no Mercedes-AMG de Gary Paffettt e no BMW M6 GT3 de Timo Glock. Na tecnologia Space Drive não há coluna de direção mecânica e os comandos de direção são transmitidos de forma puramente digital por cabo. "Como parceiro de produção em série do DTM, a Schaeffler está a demonstrar a sua força inovadora e o seu espírito pioneiro", afirma Matthias Zink, CEO da Automotive Technologies na Schaeffler. “A utilização da tecnologia em condições extremas demonstra a sua maturidade e aproxima o desenvolvimento da produção em larga escala. O Space Drive é uma tecnologia chave para a condução autónoma amplamente ensaiada e comprovada, com mais de mil milhões de quilómetros percorridos em estradas públicas". Roland Arnold, CEO da Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG, disse: "O desporto do motor foi sempre considerado como um acelerador do desenvolvimento. Neste ambiente, o sistema Space Drive é submetido a tensões extremas, o que o converte num ambiente de teste ideal para gerar funcionalidades importantes para o desenvolvimento contínuo do Space Drive 3 para a sua produção em grande escala. "

Parceiro tecnológico preferencial para os sistemas de chassis
A condução autónoma é um componente importante do Roadmap 2025 da Schaeffler. No seu "Vision Chasis 2035", a empresa desenvolveu um cenário básico para o nível de automatização dos automóveis e dos veículos comerciais ligeiros. Consequentemente, a Schaeffler prevê que em 2035 cerca de 30% de todos os automóveis e veículos comerciais ligeiros produzidos em todo o mundo estarão, pelo menos parcialmente automatizados, enquanto que a metade deles oferecerá a capacidade de uma condução altamente automatizada. "A crescente automatização das funções de condução na evolução para veículos autónomos também impõe requisitos mais rigorosos para as aplicações de chassis relativamente à fiabilidade e à segurança", afirma Viktor Molnar, presidente da divisão de negócios Chassis Systems da Schaeffler. "Continuamos a intensificar as nossas atividades ao nível dos componentes e sistemas, e estamos bem encaminhados para nos convertermos no parceiro tecnológico preferido para as soluções inteligentes de acionamento e chassis".

Duas associações pela primeira vez
Além da utilização do Space Drive, a Schaeffler celebra outra novidade. Esta temporada, o fornecedor dos setores automotivo e industrial irá associar-se, pela primeira vez, com duas equipas: Marco Wittmann irá pilotar para a Walkenhorst Motorsport e Sophia Flörsch para a Abt Sportsline. Ao mesmo tempo, a Schaeffler também promove ativamente os desenvolvimentos tecnológicos para o futuro do DTM e está em processo de desenvolvimento do sistema de acionamento elétrico para a sua eletrificação, cuja implementação está prevista para o ano 2023 com o DTM Electric, onde também será utilizada a tecnologia Space Drive . O programa de eventos de apoio do DTM para 2021 incluirá aparições de um automóvel de demonstração altamente inovador para o DTM Electric.

Podem encontrar uma foto para imprensa de Matthias Zink aqui: www.schaeffler.com/en/executive-board

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.
País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Alemanha

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)